Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111379
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dc.contributor.advisorMatos, Joana Rita Brito-
dc.contributor.advisorSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares-
dc.contributor.authorDias, Laura Magalhães da Cunha-
dc.date.accessioned2024-01-05T23:02:56Z-
dc.date.available2024-01-05T23:02:56Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.date.submitted2024-01-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111379-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractIntrodução: O bom controlo glicémico na Diabetes Mellitus (DM) depende do papel ativo da Pessoa que sofre de DM (PDM), sendo importante a sua capacitação. Evidência sugere relação positiva entre conhecimento da PDM sobre a sua doença e bom controlo glicémico. Neste estudo pretendeu-se relacionar o conhecimento sobre DM da PDM não insulinotratada com o controlo glicémico, número de fármacos antidiabéticos prescritos e contexto sociodemográfico.Material e Métodos: Estudo observacional transversal numa amostra de conveniência de PDM de 4 unidades de saúde familiar (USF), com tamanho mínimo n=31. O conhecimento foi avaliado recorrendo ao questionário Diabetes Knowledge Test (DKT). No questionário, preenchido autonomamente após consentimento informado, constavam ainda perguntas sobre idade, sexo, escolaridade, tipo de família e rendimento mensal. Posteriormente, foram registados pelo médico assistente os últimos dois valores de hemoglobina glicada (HbA1c), número de fármacos antidiabéticos prescritos e número de doses diárias. Foi utilizada estatística descritiva e inferencial.Resultados: Amostra de n=101, maioritariamente homens (56,4%), com idade ≥ 65 anos (59,4%), escolaridade <9º ano (53,5%), família não unitária (85,1%) e pertencente à USF Vitasaurium (50,5%). A média de respostas certas no DKT foi 8,3±2,4 [máximo de 14], a média de HbA1c 6,8±0,7% e o número médio de fármacos antidiabéticos 1,8±0,8. A maioria das PDM apresentou conhecimento "mediano" (68,3%) ou “escasso” (22,7%), variando significativamente entre USF (p=0,011) e graus de escolaridade (p=0,023). O bom controlo glicémico (HbA1c<7%) associou-se mais frequentemente a nível de conhecimento "bom" ou "escasso", face ao mau controlo glicémico, maioritariamente com conhecimento "mediano". Maior conhecimento correlacionou-se com maior carga terapêutica e indivíduos com pior controlo glicémico apresentaram, em média, mais fármacos antidiabéticos (p=0,006) e doses diárias (p<0,001).Discussão: O nível de conhecimento da PDM é ainda insatisfatório e dependente do seu contexto sociodemográfico. O bom controlo glicémico associado a conhecimento “bom” corrobora resultados obtidos em estudos anteriores. No entanto, o melhor controlo glicémico do grupo com conhecimento "escasso" do que "mediano" pode sugerir lacunas na educação de alguns indivíduos bem controlados, quer por sua falta de interesse, quer por menor acesso a oportunidades de educação. A maior carga terapêutica da PDM com maior conhecimento sugere a necessidade de estudar futuramente a relação da literacia na DM com o tempo de doença e regularidade de seguimento em consulta.Conclusão: A literacia em DM variou significativamente apenas entre USF e graus de escolaridade. Sublinha-se a importância de reforçar a literacia em DM atendendo ao contexto sociodemográfico da PDM.por
dc.description.abstractIntroduction: Good glycaemic control in Diabetes Mellitus (DM) depends on the active role of the Person Suffering from DM (PDM), whose empowerment is important. Evidence suggests a positive relationship between PDM’s knowledge about their disease and good glycaemic control. This study aimed to relate non-insulin treated PDM's knowledge about DM to glycaemic control, number of prescribed antidiabetic drugs and socio-demographic context.Material and Methods: Cross-sectional observational study in a convenience sample of PDM from 4 primary care centers (USF, in Portuguese), with a minimum size sample of n=31. Knowledge was assessed using the Diabetes Knowledge Test (DKT) questionnaire. The questionnaire, filled in autonomously after informed consent, also included questions regarding age, gender, level of education, type of family and monthly income. Subsequently, the last two glycated hemoglobin (HbA1c) values, number of prescribed antidiabetic drugs and number of daily doses were recorded by the attending physician. Descriptive and inferential statistics were used.Results: Sample size n=101, mostly male (56.4%), aged ≥ 65 years (59.4%), less than 9th grade education (53.5%), not living alone (5.1%) and assisted in USF Vitasaurium (50.5%). The mean number of right answers in the DKT was 8.3±2.4 [maximum of 14], the mean glycated hemoglobin 6.8±0.7% and the mean number of antidiabetic drugs 1.8±0.8. Most of the PDM presented "average" (68.3%) or “scarce” (22.7%) knowledge, varying significantly between USF (p=0.011) and level of education (p=0.023). Good glycaemic control (HbA1c<7%) was more often associated with "good" or "scarce" knowledge, as opposed to poor glycaemic control, mostly with "medium" knowledge. Greater knowledge correlated with higher therapeutic burden and individuals with worse glycaemic control had, on average, more antidiabetic drugs (p=0.006) and daily administrations (p<0.001).Discussion: The level of knowledge shown in PDM is still unsatisfactory and dependent on its sociodemographic context. The association between good glycaemic control and "good" knowledge corroborates results obtained in previous studies. However, the fact that best glycaemic control was found in individuals with “poor” knowledge than in those with "medium" knowledge may suggest a gap in the education of some well-controlled individuals, either due to their lack of interest or to less access to educational opportunities. The association between higher number of antidiabetic drugs and higher knowledge suggests the need for future study of the relationship of DM literacy with time of disease and regularity of follow-up appointments.Conclusion: DM literacy varied significantly only between USF and education level. We underline the importance of strengthening DM literacy considering the sociodemographic context of PDM.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectDiabetes Mellituspor
dc.subjectConhecimento em Diabetespor
dc.subjectControlo glicémicopor
dc.subjectMedicamentospor
dc.subjectEstatuto socioeconómicopor
dc.subjectDiabetes Mellituseng
dc.subjectDiabetes Knowledgeeng
dc.subjectGlycemic controleng
dc.subjectMedicineseng
dc.subjectSocioeconomic statuseng
dc.titleConhecimento, controlo e terapêutica da Pessoa com Diabetes não insulinotratadapor
dc.title.alternativeKnowledge, control and treatment of patients with non-insulin treated diabeteseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Medicina da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleConhecimento, controlo e terapêutica da Pessoa com Diabetes não insulinotratadapor
dc.date.embargoEndDate2023-09-10-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-09-10*
dc.identifier.tid203449843-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorDias, Laura Magalhães da Cunha::0000-0002-8785-0619-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo180-
uc.degree.presidentejuriSimões, José Augusto Rodrigues-
uc.degree.elementojuriSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares-
uc.degree.elementojuriCruz, Rui Santos-
uc.contributor.advisorMatos, Joana Rita Brito-
uc.contributor.advisorSantiago, Luiz Miguel de Mendonça Soares::0000-0002-9343-2827-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
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