Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/111321
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlexandrino, Henrique Miguel Marques Bom Borges-
dc.contributor.advisorBaptista, Sérgio Faria-
dc.contributor.authorViana, Rita Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-01-05T23:02:10Z-
dc.date.available2024-01-05T23:02:10Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.date.submitted2024-01-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/111321-
dc.descriptionTrabalho Final do Mestrado Integrado em Medicina apresentado à Faculdade de Medicina-
dc.description.abstractIntrodução: A abordagem inadequada das vias aéreas no trauma está associada a um aumento da morbilidade e mortalidade. A pandemia COVID-19 mudou o paradigma da educação médica ao incorporar a aprendizagem online. No entanto, a aquisição de competências requer formação presencial. Assim, surgiu o ensino híbrido, combinando palestras online com sessões práticas presenciais. O principal objetivo deste estudo é comparar o formato híbrido com o tradicional no que diz respeito ao conhecimento e aquisição de competências na abordagem das vias aéreas. Em segundo lugar, pretendemos avaliar a perceção dos participantes relativamente aos diferentes formatos e o papel da simulação no ensino médico pré-graduado nas competências da abordagem da via aérea. Finalmente, pretendíamos criar e validar uma ferramenta original de avaliação das competências de abordagem da via aérea aplicável aos estudantes pré-graduados. Materiais e métodos: Realizou-se um ensaio de controlo randomizado com dezasseis alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. De modo aleatório, foram divididos num grupo de controlo (GC) e num grupo de estudo (GE). O GC assistiu a uma palestra ao vivo sobre a abordagem da via aérea em trauma. O GE não assistiu à palestra e teve acesso a material online com o mesmo conteúdo. Seguiu-se uma sessão prática, ao vivo, para todos os participantes, seguida de um teste de conhecimentos e de um cenário de simulação para avaliação de competências. Este último foi gravado e posteriormente analisado por três avaliadores externos. Com este fim, a equipa de autores criou uma ferramenta de avaliação “Trauma Airway Assessment Tool (TAAT)”. Os resultados foram avaliados utilizando o teste Mann-Whitney. Para a validação da TAAT, foi calculado o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) de cada parâmetro. Todos os candidatos responderam a um inquérito de opinião, que foi analisado utilizando os testes de Mann-Whitney e Wilcoxon. Resultados e Discussão: Não houve diferença significativa entre as avaliações teóricas e práticas do GC e do GE (sig>0,05). A concordância entre as pontuações dadas pelos três avaliadores foi moderada (ICC=0,59 [IC 95% = 0,54-0,64]). Analisando cada etapa da TAAT, o ICC foi muito bom ou excelente em cinco parâmetros, moderado em sete, e em onze parâmetros não foi possível calcular uma vez que a classificação atribuída pelos avaliadores foi igual entre si e para todos os participantes. Através da análise do formulário de opinião concluiu-se que os estudantes consideram que adquiriram conhecimentos e competências com o estudo. O GE ficou mais satisfeito com a metodologia a que foi submetido. Todos os estudantes pensam que a simulação e a aprendizagem híbrida devem desempenhar um papel importante no curso de medicina. Conclusão: Em conclusão, não parece haver uma diferença significativa entre aprendizagem presencial ou híbrida. A TAAT é útil, mas precisa de ser melhorada. Os estudantes estão interessados na aprendizagem híbrida e na integração da simulação no ensino médico.por
dc.description.abstractIntroduction: Inadequate airway management in trauma is associated with increased morbidity and mortality. The COVID-19 pandemic has changed the medical education paradigm by incorporating online learning. However, skill acquisition requires live training. Thus, blended learning emerged, combining online lectures with live practical sessions. The main objective of this study was to compare blended format to live learning regarding knowledge and skills acquisition in airway approach. Secondly, we intended to assess the participants' perception regarding the different formats and the role of simulation in undergraduate medical teaching of airway skills. Finally, we aimed to create and validate an original assessment tool for airway management skills applicable to undergraduate students.Materials and methods: A randomized controlled trial was conducted with sixteen students of the Integrated Master's Degree in Medicine of the Faculty of Medicine of the University of Coimbra. Through randomization, they were divided into a control group (CG) and a study group (SG). The CG attended a live lecture on airway approach in trauma. The SG did not attend the lecture and had access to online material with the same content. This was followed by a live practical session for all participants, followed by a knowledge test and a skill assessment simulated scenario. The latter was recorded and then analyzed by three external observers. To this end the author team created a Trauma Airway Assessment Tool (TAAT), with 60 parameters. The results were evaluated using the Mann-Whitney test. For TAAT validation, the intraclass correlation coefficient (ICC) of each parameter was calculated. All candidates replied to a perceptions survey, which was evaluated using the Mann-Whitney and Wilcoxon tests.Results and Discussion: There was no significant difference between the theoretical and practical evaluations of the CG and the SG (sig>0.05). The agreement between the scores given by the three observers was moderate (ICC=0.59 [CI 95% = 0.54-0.64]). Analyzing each step of the TAAT, the ICC was very good or excellent in five parameters, moderate in seven, and in eleven parameters it was not possible to calculate it since all students had the same evaluation by the three observers and among themselves. Analysis of the opinion’s survey showed that the students perceived they had acquired knowledge and skills after the study. The SG was more satisfied with the methodology they were submitted to. All students think that simulation and blended learning should play an important role in the medical course. Conclusion: In conclusion, there does not seem to be a significant difference between live or blended learning. The TAAT is useful but needs to be improved. Students are motivated in blended learning and the integration of simulation into medical education.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAbordagem da via aéreapor
dc.subjectAprendizagem presencialpor
dc.subjectAprendizagem híbridapor
dc.subjectFerramenta de avaliaçãopor
dc.subjectAirway managementeng
dc.subjectLive learningeng
dc.subjectBlended learningeng
dc.subjectAssessment tooleng
dc.titleTrauma airway management training of medical students: Blended Learning compared to live learningeng
dc.title.alternativeFormação de estudantes de medicina sobre abordagem da via aérea em contexto de trauma: aprendizagem híbrida em comparação com a aprendizagem presencialpor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Medicina da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleTrauma airway management training of medical students: Blended Learning compared to live learningeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203450710-
thesis.degree.disciplineMedicina-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Medicina-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Medicina-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorViana, Rita Rodrigues::0000-0002-5485-412X-
uc.degree.classification20-
uc.degree.presidentejuriMartins, Paulo Jorge Coimbra-
uc.degree.elementojuriAlexandrino, Henrique Miguel Marques Bom Borges-
uc.degree.elementojuriConceição, Hugo Camilo Freitas da-
uc.contributor.advisorAlexandrino, Henrique Miguel Marques Bom Borges::0000-0002-0279-9659-
uc.contributor.advisorBaptista, Sérgio Faria-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons