Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110751
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorReis, Catarina Schreck Carmo dos-
dc.contributor.advisorCarvalho, Pedro Filipe Martins-
dc.contributor.authorLopes, Rafael Martins-
dc.date.accessioned2023-11-23T23:09:57Z-
dc.date.available2023-11-23T23:09:57Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110751-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractThe specific characteristics of cinema and in particular animation, as well as the materials associated with them, condition these art forms, from their beginnings to the present. Regarding the materials, we highlight the projection screen and its undisputed interference in the observer’s experience. From an early age we tried to overcome the limitations of this type of two-dimensional representation, looking for ways to increase the viewer’s immersion.A particularly relevant form in the evolution of immersive animation was the creation of "Fulldome" systems. This technique incorporates digital projections on semi-spherical surfaces, usually used in scientific communication. Together with 3D animation, it allows the creation of images with a great sense of depth and immersiveness.This dissertation is carried out in the context of the creation of content in fulldome, for the internship developed in the Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra. The present document describes the whole context and process of creating a 3D animation for the fulldome system of this place, placing the spectators in a place of the Cambrian Period full of prehistoric, interesting and bizarre living beings. Fitting in the content typology of the Exploratório itself, the animation intends to have an informative, educational and appealing character, seeking to inform and show the public, characteristics about the animals of this period and their behavior.Taking advantage of the main features of the fulldome system and digital animation, it is intended to fully explore the immersion capacity of the observers in the virtual world created by the proposed animation.eng
dc.description.abstractAs características específicas do cinema e em particular da animação, assim como os materiais associados aos mesmos, condicionam estas formas de arte, desde os seus primórdios até à atualidade. Em relação aos materiais, destacamos a tela de projeção e a sua incontestável interferência na experiência do observador. Desde cedo procurou-se ultrapassar as limitações deste tipo de representação bidimensional, procurando formas de aumentar a imersão do espectador.Uma forma particularmente relevante na evolução da imersividade da animação foi a criação de sistemas “Fulldome”. Esta técnica incorpora projeções digitais sobre superfícies semi-esféricas, normalmente utilizadas no âmbito da comunicação científica. Em conjunto com a animação 3D, permite a criação de imagens com uma grande sensação de profundidade e imersividade. Esta dissertação é realizada no âmbito da criação de conteúdos em fulldome, para o estágio desenvolvido no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra. O presente documento descreve todo o contexto e processo de criação de uma animação 3D para o sistema fulldome deste local, situando os espectadores num local do Período Câmbrico repleto de seres vivos pré-históricos, interessantes e bizarros. Enquadrando-se na tipologia de conteúdos do próprio Exploratório, a animação pretende ter um caráter informativo, educacional e apelativo, procurando informar e mostrar ao público, características sobre os animais deste período e o seu comportamento.Aproveitando as características principais do sistema fulldome e da animação digital, pretende-se explorar ao máximo a capacidade de imersão dos observadores, no mundo virtual criado pela animação proposta.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subject3D animationeng
dc.subjectFulldomeeng
dc.subjectSpherical Projectioneng
dc.subjectImmersive Mediaeng
dc.subjectEducational Mediaeng
dc.subjectAnimação 3Dpor
dc.subjectFulldomepor
dc.subjectProjeção Esféricapor
dc.subjectMédia Emersivapor
dc.subjectMédia Educacionalpor
dc.titleCriação de conteúdos fulldome no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbrapor
dc.title.alternativeCriação de conteúdos fulldome no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbraeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationAssociação Exploratório Infante D. Henrique-
degois.publication.titleCriação de conteúdos fulldome no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbrapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203398203-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLopes, Rafael Martins::0000-0002-3630-4853-
uc.degree.classification15-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
uc.degree.elementojuriPerrotta, André Venturoti-
uc.degree.elementojuriCarvalho, Pedro Filipe Martins-
uc.contributor.advisorReis, Catarina Schreck Carmo dos-
uc.contributor.advisorCarvalho, Pedro Filipe Martins::0000-0001-9597-9132-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons