Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110735
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e-
dc.contributor.advisorPereira, Maria Miguéns-
dc.contributor.authorFonseca, Paulo Jorge Mesquita da-
dc.date.accessioned2023-11-23T23:09:34Z-
dc.date.available2023-11-23T23:09:34Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110735-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractApproaches guided by green chemistry principles are important for developing competences for interventions committed to the sustainability of the planet. The use of active learning methodologies, namely Station Rotation, in this specific school context has been considered important by many authors because they are more attractive to students and make it possible to improve the quality of learning. Thus, two research projects were carried out in three 8th grade classes, within the scope of teaching Chemistry and Physics, guided by these assumptions. The Chemistry project aims to analyse whether the introduction of Green Chemistry principles into formal Chemistry education has developed skills in students that promote attitudes and values of respect for others and for the planet from the perspective of education for Sustainable Development and in the understanding of concepts related to precipitation reactions. The data to be analysed was collected by means of a questionnaire applied after carrying out the proposals designed for this purpose.With the physics project, it was investigated to what point the active learning methodology, applied to the study of sound and light, in which the students carried out laboratory and interactive activities in stations, allowed the students to develop competences that lead to a better conceptual understanding of some of the phenomena studied, as well as to see if some alternative conceptions were changed to scientific ideas. A questionnaire was applied before and after the didactic proposal.About the use of active learning methodologies, it was observed that in general the students had an evolution in their conceptual understanding of the phenomena studied.According to the results obtained, the laboratory activities based on the principles of Green Chemistry and the questions about environmental problems contributed to raising awareness of the importance of environmental sustainability and to the formation of citizens who are more aware of environmental problems and willing to take action to help solve them. In both projects the students have a more dynamic and engaging attitude and the differentiated approaches have contributed positively to promoting environmental awareness and reinforcing the chemistry and physics concepts studied.eng
dc.description.abstractAbordagens orientadas por princípios de Química Verde são importantes para desenvolver competências para intervenções comprometidas com a sustentabilidade do Planeta. O recurso a metodologias ativas de aprendizagem, designadamente a Rotação por Estações, neste contexto escolar específico tem sido considerado importante por muitos autores por serem mais atrativas para os alunos, viabilizando a melhoria da qualidade das aprendizagens. Assim, realizaram-se dois projetos de investigação em 3 turmas do 8.º ano no âmbito do ensino da Química e da Física orientados pelos pressupostos referidos. O projeto de Química tem como objetivo analisar se a introdução na educação formal em Química, de princípios de Química Verde, desenvolveu competências nos alunos que promovam atitudes e valores de respeito para com o próximo e para com o planeta numa perspetiva da educação para o Desenvolvimento Sustentável e na compreensão de conceitos relacionados com reações de precipitação. Os dados a serem analisados foram recolhidos através de um questionário aplicado depois da realização das propostas elaboradas para o efeito. Com o projeto de Física investigou-se em que medida a metodologia ativa de aprendizagem, aplicada ao estudo do Som e da Luz, na qual os alunos realizaram atividades laboratoriais e interativas em estações, permitiu aos alunos desenvolverem competências que levem a uma melhor compreensão conceptual de alguns dos fenómenos estudados bem como perceber se algumas conceções alternativas foram alteradas para ideias científicas. Aplicou-se um questionário antes e depois da realização da proposta didática. No que diz respeito ao recurso a metodologias ativas de aprendizagem, observou-se que no geral os alunos tiveram uma evolução na compreensão concetual dos fenómenos estudados. De acordo com os resultados obtidos, as atividades laboratoriais segundo princípios de Química Verde e as questões sobre problemas ambientais contribuíram para uma consciencialização da importância da sustentabilidade ambiental e para a formação de cidadãos mais conscientes relativamente aos problemas ambientais e dispostos a intervenções capazes de auxiliar a sua resolução.Em ambos os projetos os alunos têm uma postura mais dinâmica e envolvente e as abordagens diferenciadas contribuíram positivamente para promover a consciência ambiental e o reforço dos conceitos de Química e de Física estudados.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGreen Chemistryeng
dc.subjectPrecipitation reactionseng
dc.subjectStation Rotationeng
dc.subjectAlternative conceptionseng
dc.subjectTeaching Physics and Chemistryeng
dc.subjectQuímica Verdepor
dc.subjectReações de precipitaçãopor
dc.subjectRotação por Estaçõespor
dc.subjectConceções Alternativaspor
dc.subjectEnsino da Física e da Químicapor
dc.titleA Química Verde e Estações Laboratoriais de Física como Propostas Didáticas no Ensino Básicopor
dc.title.alternativeGreen Chemistry and Physics Laboratory Stations as Didactic Proposals in Elementary Educationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA Química Verde e Estações Laboratoriais de Física como Propostas Didáticas no Ensino Básicopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203400143-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Física e de Química no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFonseca, Paulo Jorge Mesquita da::0000-0001-7761-878X-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAlberto, Pedro Almeida Vieira-
uc.degree.elementojuriGil, Francisco Paulo de Sá Campos-
uc.degree.elementojuriFecha, Manuel César Gaspar-
uc.degree.elementojuriCosta, Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e-
uc.degree.elementojuriRodrigues, Sérgio Paulo Jorge-
uc.contributor.advisorCosta, Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e-
uc.contributor.advisorPereira, Maria Miguéns-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
TESE MEFQ PAULO FONSECA.pdf5.4 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

53
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons