Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110709
Title: Implementação de Metodologias de Melhoria Contínua na Área Comercial
Other Titles: Implementation of Continuous Improvement Methodologies in the Commercial Area
Authors: Duarte, Rui Miguel Henggeler Rodrigues Barata
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Kaizen; Dashboard; Equipa Comercial; Vendas; Kaizen; Dashboard; Commercial Team; Sales
Issue Date: 21-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Implementação de Metodologias de Melhoria Contínua na Área Comercial
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: Numa era altamente competitiva como este início de século XXI e com as atuais e rápidas transformações ocorridas nestes recentes anos, o valor e qualidade do serviço prestado e entregue ao cliente por parte de uma organização assume um papel fulcral para o sucesso da mesma. Deste modo, a filosofia de Melhoria Contínua é o motor de uma empresa, a partir da qual aparecem os desafios e benefícios associados à implementação da mesma. Posto isto, a implementação das ferramentas Lean e das suas metodologias é cada vez mais usual e valorizada visto conseguir demonstrar as melhorias substanciais que estas práticas permitem desenvolver. A presente dissertação visa o trabalho desenvolvido, nos últimos seis meses, na área comercial de uma empresa, onde foram aplicadas as metodologias Kaizen Lean com o intuito de otimizar o processo de vendas, assim como, estruturar e desenhar soluções a todos os problemas inerentes ao mesmo.A implementação destas metodologias de Melhoria Contínua em conjunto com o desenvolvimento de um dashboard de visualização e análise de dados, através dos seus distintos elementos visuais, permitiu obter uma rápida melhoria não só na qualidade dos serviços prestados pelas equipas comerciais da Empresa ABC - assim referida por uma questão de confidencialidade – como também ajudou na estruturação de todo o fluxo de informação da equipa, o que, consequentemente, levou a uma alavancagem competitiva por parte da empresa, a um melhor desempenho da equipa comercial e a um aumento da faturação da mesma.
In a highly competitive era like the beginning of the 21st century, with the rapid transformations occurring in recent years, the value and quality of service provided to customers by an organization assume a crucial role in its success. Therefore, the philosophy of Continuous Improvement serves as the engine of a company, giving rise to the challenges and benefits associated with its implementation. In light of this, the implementation of Lean tools and their associated methodologies is increasingly common and highly valued, as they demonstrate the substantial improvements that these practices can bring about.This dissertation focuses on the work conducted in the past six months in the commercial area of a company, which is still an underdeveloped area when it comes to the implementation of Kaizen Lean methodologies. The Kaizen Lean methodologies were applied with the aim of optimizing the sales process and structuring solutions to address inherent problems.The implementation of these Continuous Improvement methodologies, along with the development of a data visualization and analysis dashboard, through its different visual elements, resulted in rapid improvements not only in the quality of services provided by the commercial teams of Company ABC (referred to for confidentiality reasons), but also in the structuring of the team's information flow. As a consequence, this led to a competitive advantage for the company, enhanced performance of the commercial team and increased revenue.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110709
Rights: embargoedAccess
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