Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110583
Title: Apoio à gestão de infraestruturas do espaço público urbano com recurso a sistemas de informação e modelos de análise multicritério: Aplicação a um caso de estudo
Other Titles: Management of urban public space infrastructures using information systems and multicriteria decision aid methods: Aplication to a case study
Authors: Faria, Carolina Louro
Orientador: Jesus, Eduardo Manuel Ferreira Almeida da Natividade de
Rodrigues, João Manuel Coutinho
Keywords: Smart Cities; TIC; Apoio à decisão; Participação pública; Métodos multicritério de apoio à decisão; Smart Cities; ITC; Urban management; Public participation; Multicriteria decision aid
Issue Date: 14-Apr-2023
Serial title, monograph or event: Apoio à gestão de infraestruturas do espaço público urbano com recurso a sistemas de informação e modelos de análise multicritério: Aplicação a um caso de estudo
Place of publication or event: DEC-FCTUC
Abstract: As cidades estão a atrair cada vez mais população (hoje 55% da população é urbana) e a ficar cada vez mais tecnológicas, em vários domínios, tirando proveito das tecnologias da informação e comunicação (TIC). Mas as TIC podem também ajudar a melhorar e potenciar a participação pública e o envolvimento dos cidadãos nos processos de decisão. Assim, são já várias as aplicações, plataformas online e outras tecnologias usadas para recolher o feedback dos cidadãos, por exemplo sobre projetos ou políticas, permitindo que eles participem de forma mais ativa na gestão da cidade.Existem outras aplicações que possibilitam o reporte de problemas no espaço público por parte dos cidadãos, que atuam, assim, como sensores vivos da realidade, fornecendo informação útil para priorizar os trabalhos de manutenção, melhorando significativamente a eficiência da gestão, a qualidade dos serviços e a satisfação dos cidadãos, que se sentem mais conectados e empoderados na resolução dos problemas das cidades em que vivem.Este trabalho envolveu, em Coimbra, a utilização de uma destas soluções. O sistema usado é dotado de uma App e de um Backoffice; proporcionou a aplicação a uma grande variedade de casos reais reportados por cidadãos (via App), e armazenados no Backoffice, onde são devidamente analisados. Tendo em consideração a complexidade e variedade dos problemas que ocorrem no espaço público, a sua distribuição espacial, e o volume de informação que envolvem, o Backoffice disponibiliza um conjunto de métodos multicritério de apoio à decisão. Estes ajudam a guiar e dar coerência - de forma interativa - ao processo de decisão (neste caso, a definição das prioridades de intervenção). Assim, no âmbito do trabalho desenvolvido nesta dissertação, procurou-se, ainda, testar e evidenciar a validade e aplicabilidade prática da estrutura conceptual do sistema, bem como, dos outputs gerados pelos modelos de apoio à decisão.
Cities are attracting more and more people (today, 55% of the population is urban) and becoming increasingly technological in various domains, taking advantage of information and communication technologies (ICT). But ICT can also help to improve and enhance public participation and citizen involvement in decision-making processes. Thus, several applications, online platforms and other technologies are already used to collect feedback from citizens, for example, on projects or public policies, allowing them to participate more actively in city management.There are other applications that make it possible for citizens to report problems occurring in the public space, which thus act as living sensors of reality, providing helpful information to prioritize maintenance works, significantly improving management efficiency, the quality of services and the satisfaction of citizens, who feel more connected and empowered in solving the problems of the cities where they live.This dissertation involved the use of one of these ICT solutions in the city of Coimbra. The system includes an App and a Backoffice, and can be used in a wide variety of real cases reported by citizens (via App) and stored in the Backoffice, where they are properly analyzed.The Backoffice provides a set of multicriteria decision aid methods (MCDAM) that may deal with the complexity and variety of problems that occur in the public space, their spatial distribution, and the volume of information they involve. This helps to guide and give coherence - in an interactive way - to the decision-making process (in this case, the definition of intervention priorities). Thus, within the scope of the work carried out in this dissertation, an attempt was also made to test and demonstrate the validity and practical applicability of the system's conceptual structure, as well as the outputs generated by the MCDAM.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110583
Rights: openAccess
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