Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110570
Title: Editor do Jogo de Coordenação Operacional para Simulador de Controle de Poluição Marinha
Other Titles: Operational Coordination Game Editor for Marine Pollution Control Simulator
Authors: Ferreira, Ana Luísa Sobral
Orientador: Silva, Fernando José Barros Rodrigues da
Roque, Licínio Gomes
Keywords: Simulador de Controlo da Poluição Marítima; Editor de jogo; Simulador; Simuladores de Poluição; Petróleo; Maritime Pollution Control Simulator; Game Editor; Simulator; Pollution Simulators; Oil
Issue Date: 14-Sep-2023
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/158001/PT
Serial title, monograph or event: Editor do Jogo de Coordenação Operacional para Simulador de Controle de Poluição Marinha
Place of publication or event: DEI-FCTUC
Abstract: Currently, environmental concern is growing ever more prominent. Among the various forms of pollution, there is pollution derived from oil spills, which can occur due to various circumstances. The impact of these incidents on the environment is catastrophic, making it extremely important to be able to formulate a swift and efficient response to such incidents. To achieve this, it is necessary to train all the organizations involved in combating pollution. However, this process is extremely costly and challenging to carry out. The Marine Pollution Control Simulator, a game-based learning tool, emerges to enhance the ability to communicate and cooperate among the different entities and individuals involved in responding to these types of incidents. This will enable the response to become increasingly faster and more effective, thereby minimizing the impact caused by oil spills on the environment. This master's thesis consists of developing the "Game Editor and Simulation Modeling" component of the MPCS. This component is responsible for implementing the project's database and all the elements needed to create a simulation exercise and its own definition. In the first phase of this thesis, a study was conducted on simulators and the domain of "Response to Oil Disaster Spills." The methodology used in the project's development was also described, and some risks were identified. In the second phase, the architecture of the "Game Editor and Simulation Modeling" component is presented, and the necessary requirements for its development are identified. In the final phase, the component was implemented and integrated into the project.
Atualmente, a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior. Entre as várias formas de poluição, está a poluição derivada de derrames de petróleo, que podem ocorrer devido a diversas situações. O impacto destes incidentes no meio ambiente é catastrófico, sendo extremamente importante conseguir elaborar uma resposta rápida e eficiente contra estes incidentes Para isso, é necessário treinar todas as organizações envolvidas no combate à poluição, mas este processo é extremamente dispendioso e difícil de realizar. O Simulador de Controlo da Poluição Marítima (MPCS), uma ferramenta de aprendizagem baseada em jogo, surge para desenvolver a capacidade de comunicar e cooperar entre as diferentes entidades e pessoas envolvidas na resposta contra este tipo de incidentes. Isto permitirá tornar a resposta cada vez mais rápida e eficaz e com isso minimizar o impacto causado pelos derrames de petróleo no meio ambiente. Esta dissertação de mestrado consiste no desenvolvimento da componente “Editor de Jogo e Modelação da Simulação” do MPCS. Esta componente é responsável pela implementação da base de dados do projeto e pela implementação de todos os elementos que são necessários para criar um exercício de simulação e a sua própria definição. Numa primeira fase desta dissertação foi realizado um estudo sobre simuladores e o domínio “Resposta contra Derrames por Desastres de Petróleo”. Foi também descrita a metodologia utilizada no desenvolvimento do projeto e identificados alguns riscos. Numa segunda fase, é apresentada a arquitetura da componente “Editor de Jogo e Modelação da Simulação” e identificados os requisitos necessários para o desenvolvimento da mesma. Na última fase a componente foi implementada e integrada no projeto.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110570
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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