Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/110425
Título: Pedagogia, práticas pedagógicas e educação antirracista
Autor: Silva, Marcos Antonio Batista da 
Palavras-chave: Pedagogia; Currículo; Raça; Antirracismo; Universidade; Pedagogy; Curriculum; Race; Anti-racism; University
Data: 2023
Editora: Currículo sem Fronteiras
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/EC/H2020/725402/EU/The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Currículo sem Fronteiras
Volume: 23
Resumo: Este artigo analisa o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e entrevistas com docentes e estudantes, realizadas no período de 2018 e 2019, focalizando as relações étnico-raciais e descolonização. Busca compreender avanços e desafios das culturas acadêmicas, curriculares e epistemológicas em benefício de uma educação antirracista, considerando a obrigatoriedade da introdução do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena no sistema educacional brasileiro. O trabalho está fundamentado nos estudos sobre raça e antirracismo (GOMES, 2012), descolonização (GROSFOGUEL, 2016) e currículo (YOUNG, 2014; RÉGIS, 2018) e no referencial teórico-metodológico de Van Dijk (1999). As análises sugerem a ampliação da produção de conhecimento sobre raça, racismo, antirracismo e descolonização, por meio de disciplinas obrigatórias no curso de Pedagogia, objetivando amplificar as narrativas da história e cultura da população negra e dos povos indígenas com um conteúdo programático que contemple o combate ao racismo.
This article analyzes the curriculum of the Pedagogy course at the Federal University of Rio de Janeiro, the Course Pedagogical Project (PPC) and interviews with professors and students, carried out in the period of 2018 and 2019, focusing on ethnic-racial relations and decolonization. It seeks to understand the advances and challenges of academic, curricular and epistemological cultures for the benefit of an anti-racist education, considering the mandatory introduction of the teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the Brazilian educational system. The work is based on studies on race and anti-racism (GOMES, 2012), decolonization (GROSFOGUEL, 2016) and curriculum (YOUNG, 2014; RÉGIS, 2018) and on the theoretical-methodological framework of Van Dijk (1999). The analyzes suggest expanding the production of knowledge about race, racism, anti-racism and decolonization, through mandatory subjects in the Pedagogy course, aiming to expand the narratives of the history and culture of the black population and indigenous peoples with a programmatic content that contemplates the combating racism.
URI: https://hdl.handle.net/10316/110425
ISSN: 1645-1384
DOI: 10.35786/1645-1384.v23.1832
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Pedagogia praticas pedagogicas e educacao antirracista.pdf425.39 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

120
Visto em 8/mai/2024

Downloads

68
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.