Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110339
Title: Nova Gare Intermodal de Coimbra - Articulação entre Alta Velocidade, Transportes Locais e Mobilidade Suave
Other Titles: Coimbra's New Intermodal Station - Linking High Speed, Local Transport and Soft Mobility
Authors: Pinheiro, Diogo Filipe Soares
Orientador: Grande, Nuno Alberto Leite Rodrigues
Keywords: Coimbra; Periferia; Sustentabilidade; Mobilidade; Interface de Transportes; Coimbra; Periphery; Sustainability; Mobility; Transport Interface
Issue Date: 27-Sep-2023
Serial title, monograph or event: Nova Gare Intermodal de Coimbra - Articulação entre Alta Velocidade, Transportes Locais e Mobilidade Suave
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente dissertação é o resultado do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, na unidade curricular de Atelier de Projeto I e II com o título de “Fast! Slow! Far! Close! As múltiplas cidades geradas pela nova estação ferroviária de Coimbra.” O desafio passa por investigar e propor a transformação da zona norte da cidade de Coimbra a partir da implantação da nova Estação Ferroviária, que integrará a futura Linha de Alta Velocidade (LAV) prevista no novo Plano Ferroviário Nacional.A turma foi dividida em três grupos de modo a serem estudadas três localizações diferentes para a futura Estação. O grupo no qual estou integrado ficou responsável por propor um novo desenho para os terrenos da atual estação de Coimbra B. Ao contrário das outras localizações, esta tem a particularidade de reutilizar o atual canal da Linha do Norte na passagem da Alta Velocidade por Coimbra. Esta opção – depois de muitas outras já apresentadas pelo governo português no passado – é a preconizada pelo atual Plano Ferroviário Nacional. Ela assenta na criação de uma nova autoestrada ferroviária, ligando Porto a Lisboa, com três “by-passes” por Aveiro, Coimbra e Leiria, os quais usam troços do canal da Linha do Norte, para o efeito. Por essa razão, o sistema mantém a bitola ibérica entre carris, permitindo a fácil transposição de todo o tipo de composições entre as novas e as antigas linhas ferroviárias.A proposta desenvolvida pelo grupo procura valorizar as condições de mobilidade e sustentabilidade da cidade de Coimbra, especialmente da zona norte da cidade, onde se prevê a criação de uma nova Estação Ferroviária que seja geradora de uma nova centralidade, ao mesmo tempo em que desempenhe a função de porta de entrada para a cidade de Coimbra. A esta proposta está ainda associado o desenvolvimento urbano da envolvente, incorporando diversos programas em volta da estação. Desde: um terminal rodoviário, pavilhão multiusos, mercado, espaços comerciais e de serviços, habitação coletiva e espaços de co-working e co-living. Para além de cumprirem o programa base, os novos edifícios propostos deverão ser espaços geradores de coesão e de promoção de dinâmicas sociais. Desta intenção surge o título para o nosso trabalho, que enviamos ao Concurso de Universidades da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2022, “Communal Plateaus: socializing infrastructure”. Individualmente fiquei responsável por desenvolver o Terminal Intermodal, composto pela Estação Ferroviária e o Terminal Rodoviário. A proposta para este projeto passa por criar uma infraestrutura que articule a mobilidade a várias escalas (“Fast! Slow! Far! Close!”), conciliando a alta velocidade com os meios de transporte suaves. O novo terminal propõe-se a ser, mais do que uma infraestrutura de transportes, uma entrada para a cidade de Coimbra e, simultaneamente, um local gerador de urbanidade, de encontro e de desenvolvimento social para os seus utilizadores e para a população da zona envolvente, que ali pode encontrar espaços comerciais, zonas de lazer, espaços verdes e de contemplação. É deste modo que os edifícios se propõem ser sustentáveis, não só através do seu tipo de construção, mas, sobretudo, através do grande leque de usos que proporcionam e do modo como promovem modos de vida e dinâmicas sociais mais sustentáveis.
This dissertation is the result of the work developed over the last two years, in the curricular unit of Atelier de Projeto I and II with the title “Fast! Slow! Far! Close! The multiple cities generated by the new Coimbra railway station”. The challenge is to investigate and propose the transformation of the northern part of the city of Coimbra from the implementation of this new railway station, which will integrate the future High Speed Rail (LAV) foreseen in the new National Railway Plan.The class was divided into three groups in order to study three different locations for the future station. The group in which I am integrated was responsible for proposing a new design for the site of the current Coimbra B station. Unlike the other locations, this one has the particularity of reusing the current channel of the Linha do Norte in the passage of the High Speed through. This option - after many others already presented by the Portuguese government in the past - is the one advocated by the current National Railway Plan. It is based on the creation of a new railway track, linking Porto to Lisbon, with three by-passes through Aveiro, Coimbra and Leiria, which use sections of the Linha do Norte canal for this purpose. For this reason, the system maintains the Iberian gauge between rails, allowing easy transposition of all types of trains between the new and old railway lines. The proposal developed by the group seeks to enhance the mobility and sustainability conditions of the city of Coimbra, especially in the northern part of the city, where the creation of a new Railway Station is expected to generate a new centrality, while performing the function of an urban gateway. This proposal is also associated with the urban development of the surroundings, incorporating several programmes around the station: a bus terminal, multipurpose pavilion, market, commercial and service spaces, collective housing and co-working and co-living spaces. In addition to fulfilling the basic programme, the proposed new buildings should be spaces that generate cohesion and promote social dynamics. From this intention comes the title for our work, which we sent to the Lisbon Architecture Triennale 2022 Universities Competition, “Communal Plateaus: socializing infrastructure”. Individually I was responsible for developing the Intermodal Station, composed of the Railway Station and the Bus Terminal. The proposal for this project is to create an infrastructure that articulates mobility at various scales (“Fast! Slow! Far! Close!”), reconciling high speed with soft means of transport. The new terminal aims to be more than a transport infrastructure, an entrance to the city of Coimbra and, simultaneously, a place that generates urbanity, meeting and social development for its users and for the population of the surrounding area, who can find commercial spaces, leisure areas, green spaces and contemplation. It is in this way that the buildings are intended to be sustainable, not only through their type of construction, but above all through the wide range of uses they provide and the way they promote more sustainable lifestyles and social dynamics.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/110339
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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