Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110092
Title: A relação entre a prática desportiva e os domínios cognitivos da atenção e funções executivas: Um estudo exploratório com crianças dos 10 aos 14 anos
Other Titles: The relationship between sports practice and the cognitive domains of attention and executive functions: An exploratory study with children aged 10 to 14
Authors: Silva, Juliana Maria Castro e
Orientador: Urbano, Pedro Manuel Malaquias Pires
Keywords: Attention; Executive Functions; Sports Practice; BANC; Atenção; Funções Executivas; Prática Desportiva; BANC
Issue Date: 26-Oct-2023
Serial title, monograph or event: A relação entre a prática desportiva e os domínios cognitivos da atenção e funções executivas: Um estudo exploratório com crianças dos 10 aos 14 anos
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: The study presented aims to explore the relationship between sports practice and cognitive performance in children, with a focus on assessing levels of attention and executive functions. The sample consisted of a total of 32 children, aged between 10 and 14 years, ranging from the 4th to the 10th grade of schooling. For a more detailed analysis, the samples were divided into two distinct groups: the practicing group, composed of 22 children, and the non-practicing group, consisting of 10 participants. The cognitive domains were assessed using the Coimbra Neuropsychological Assessment Battery (BANC), specifically the Signal Cancellation 3, Trails A and B, Tower, Phonemic Verbal Fluency, and Semantic Verbal Fluency. With the aim of gathering relevant information that can underpin counseling for success in learning and the quality of life of young individuals, it was observed that no statistically significant differences were found in the cognitive performance between children who engage in sports and those who do not, regarding the applied tests. However, it is important to highlight that, when correlating the test results with variables such as gender and age, statistically significant results were observed in some of the tests. Although this study did not find a direct and statistically significant relationship between sports practice and cognitive performance in the areas of attention and executive functions, it emphasizes the importance of considering other factors, such as gender and age, when analyzing these topics.
O presente estudo trata de explorar a relação entre a prática desportiva e o desempenho cognitivo em crianças, com foco na avaliação dos níveis de atenção e funções executivas. Constituiu a amostra um total de 32 crianças, com idades entre os 10 e os 14 anos, a frequentar desde o 4º ano ao 10º ano de escolaridade. Para uma análise mais detalhada, a amostra foi dividida em dois grupos distintos: o grupo praticante, composto por 22 crianças, e o grupo não praticante, com 10 participantes. Os domínios cognitivos foram avaliados a partir da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC), mais concretamente os testes de Cancelamento de Sinais 3, as Trilhas A e B, a Torre, a Fluência Verbal Fonémica e Semântica. Com o objetivo de recolher informação relevante que possa fundamentar o aconselhamento para o sucesso nas aprendizagens e qualidade de vida dos jovens pudemos verificar que não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o desempenho cognitivo das crianças que praticam desporto e as que não praticam relativamente aos testes aplicados. No entanto, é importante destacar que, ao correlacionar os resultados dos testes com as variáveis sexo e idade, foram observados resultados estatisticamente significativos em alguns dos testes. Embora este estudo não tenha encontrado uma relação direta e estatisticamente significativa entre a prática desportiva e o desempenho cognitivo nas áreas de atenção e funções executivas, destaca a importância de considerar outros fatores, como o sexo e a idade, ao analisar estes tópicos.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110092
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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