Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110084
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima-
dc.contributor.authorSimões, Cátia Sofia Caeiro-
dc.date.accessioned2023-11-14T23:00:54Z-
dc.date.available2023-11-14T23:00:54Z-
dc.date.issued2023-10-24-
dc.date.submitted2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110084-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractThis document aims to describe the work carried out at the Centro Qualifica do Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL), as part of the second year of the Master's Degree in Educational Sciences at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Coimbra.The purpose of Centro Qualifica do CENCAL is to "promote lifelong learning and the improvement of educational and professional qualifications, enhancing people's individual journeys" (Portaria nº. 62/2022, de 31 de janeiro). In this way, the fact that Centro Qualifica do CENCAL is integrated into the training center itself brings some advantages, such as a better training response to the needs of young people and adults, adjusting the training offer itself to each candidate, thus making it a personalized and flexible offer (Centro Qualifica do CENCAL, 2021). At the Centro Qualifica, the main objective was to work as a skills guidance, recognition, and validation technician, carrying out various activities in order to achieve this goal. In addition, as mentioned above, the fact that the Centro Qualifica was integrated into the CENCAL allowed for a more comprehensive internship in terms of objectives and activities, always with the Centro Qualifica as the main focus.In order to reflect the work carried out during the internship’s nine-month period, this report is structured in six parts. Firstly, the theoretical and legal context of adult education and training is presented at the international level with the role and contribution of UNESCO in the evolution of adult education and at the national level with educational policies in Portugal. Then there is a description of the institution where the internship took place. In the third chapter, the project and its goals are presented. The 4th chapter is focused on the activities carried out; the self-assessment and hetero-assessment of the internship constitute the 5th chapter. And finally, the presentation of the research project "The Impact of the RVCC Process on Adults", which describes the research carried out into the impact that the RVCC process had on the personal, social, and professional lives of the adults who attended and completed it in 2022, is presented in the last chapter.eng
dc.description.abstractO presente relatório pretende descrever todo o trabalho realizado no Centro Qualifica do Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica (CENCAL) no âmbito do Estágio Curricular do segundo ano do Mestrado em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O Centro Qualifica do CENCAL tem como propósito “promover a aprendizagem ao longo da vida e a melhoria das qualificações, escolares e profissionais, valorizando os percursos individuais das pessoas” (Portaria nº. 62/2022, de 31 de janeiro). Desta forma, o facto do Centro Qualifica do CENCAL estar integrado no próprio Centro de Formação, constitui-se em vantagens, que se traduzem, por exemplo, numa melhor resposta formativa às necessidades dos jovens e adultos, ajustando a própria oferta formativa a cada candidato, primando assim por uma oferta personalizada e flexível (Centro Qualifica do CENCAL, 2021). No Centro Qualifica, o objetivo principal do estágio foi desempenhar funções de Técnica de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, realizando várias atividades de forma a concretizar esse objetivo. Além disso, pelo facto do Centro Qualifica estar integrado no Centro de Formação possibilitou ainda um estágio mais abrangente em termos de objetivos e atividades, tendo sempre como principal enfoque o Centro Qualifica.O presente relatório, de forma a espelhar e refletir o trabalho desenvolvido ao longo dos nove meses de estágio, está estruturado em seis capítulos. Primeiramente, apresenta-se o enquadramento teórico e legal da Educação e Formação de Adultos a nível internacional com o papel e contributo da UNESCO na afirmação e evolução da educação de adultos, e a nível nacional com as políticas educativas em Portugal. De seguida procede-se à caraterização da instituição onde o estágio decorreu. No terceiro capítulo é apresentado o projeto de estágio com os respetivos objetivos. O quarto capítulo dá corpo às atividades realizadas no âmbito dos mesmos. A avaliação, incluindo a autoavaliação e heteroavaliação do estágio constitui o quinto capítulo. E, por fim, a apresentação do projeto de investigação - "O Impacto do Processo de RVCC nos Adultos do CENCAL", onde se descrevem os respetivos impactos na vida pessoal, social e profissional dos adultos que frequentaram e terminaram o Processo de RVCC no ano 2022, constitui o último capítulo.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAdult Education and Trainingeng
dc.subjectTORVCeng
dc.subjectCentro Qualificaeng
dc.subjectRVCC Processeng
dc.subjectImpact of RVCC Processeng
dc.subjectEducação e Formação de Adultospor
dc.subjectTORVCpor
dc.subjectCentro Qualificapor
dc.subjectProcesso de RVCCpor
dc.subjectImpacto do Processo de RVCCpor
dc.titleOportunidades de Aprendizagem para Pessoas Adultas e o Impacto do Processo de RVCC no Centro Qualifica do CENCALpor
dc.title.alternativeLearning Opportunities for Adults and the Impact of the RVCC Process in the Centro Qualifica do CENCALeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCentro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica-
degois.publication.titleOportunidades de Aprendizagem para Pessoas Adultas e o Impacto do Processo de RVCC no Centro Qualifica do CENCALpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203387392-
dc.subject.fosCiências sociais::Educação-
thesis.degree.disciplineCiências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSimões, Cátia Sofia Caeiro::0009-0006-7676-6063-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriNascimento, Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira-
uc.degree.elementojuriOliveira, Albertina Lima-
uc.degree.elementojuriAlcoforado, Joaquim Luis Medeiros-
uc.contributor.advisorOliveira, Albertina Lima::0000-0001-9521-528X-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

17
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons