Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110082
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
dc.contributor.authorCardoso, Solange das Neves-
dc.date.accessioned2023-11-14T23:00:51Z-
dc.date.available2023-11-14T23:00:51Z-
dc.date.issued2023-10-23-
dc.date.submitted2023-11-14-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/110082-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractReading and writing are basic skills for the development of multiple literacies, fundamental for healthy development. However, the initiation of schooling finds serious competitors for the attention and involvement of children who, from a very early age, come into contact with technological tools and means of communication that appeal to the senses. Consequently, its multimedia recording progressively captivates more easily than compared to written material and conditions the active participation of children in their relationship with the language and their mastery of analogue activities. On the other hand, play is a vehicle for mobilizing children's multiple capabilities, promoting activities that integrate diverse learning. In this sense, the present work is based on the use of board games as a resource to explore the potential for facilitating the learning of concepts and processing training for reading and writing for preschool children. With a sample of nine children, aged between 5 and 6 years, this study aimed to identify board games that could encourage skills training and indicate which skills were stimulated in each game. It was possible to verify that board games are a pedagogical resource with the potential for developing learning skills and, simultaneously, with characteristics of attracting children's interest and attention which, alongside cognitive processes, activate communication behaviors, interrelation, in terms of socio-affective skills, but also psychomotor behaviors, coordination, achievement response, among others.eng
dc.description.abstractLer e escrever são competências básicas do desenvolvimento das múltiplas literacias, fundamentais para um desenvolvimento saudável. Porém, a iniciação da escolarização encontra concorrentes sérios da atenção e envolvimento das crianças que, desde muito cedo, entram em contacto com ferramentas tecnológicas e meios de comunicação que apelam aos sentidos. Por consequência, o seu registo multimédia, cativa progressivamente e de modo mais fácil do que comparativamente com o material escrito e condiciona a participação ativa das crianças na relação com a língua e seu domínio em atividades analógicas. Por outro lado, o lúdico é um veículo de mobilização das múltiplas capacidades das crianças, promotor de atividades integradoras de aprendizagens diversas. Neste sentido, o presente trabalho baseia-se no uso de jogos de tabuleiro como recurso, para explorar o potencial de facilitação da aprendizagem de conceitos e treino de processamento para a leitura e escrita, para crianças em idade pré-escolar. Com uma amostra de nove crianças, com idades compreendidas entre o 5 - 6 anos, este estudo teve como objetivo identificar jogos de tabuleiro passíveis de fomentar o treino de competências e assinalar quais as habilidades estimuladas em cada jogo. Foi possível verificar que os jogos de tabuleiro são um recurso pedagógico com potencial de desenvolvimento de competências de aprendizagem e, simultaneamente, com características de atração do interesse e atenção das crianças que, a par de processos cognitivos ativam comportamentos de comunicação, interrelação, no plano das competências socioafetivas, mas também comportamentos psicomotores, de coordenação, resposta de realização, entre outros.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBoard gameseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectJogos de tabuleiropor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.titleJogos de tabuleiro e a preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita por crianças em idade pré-escolarpor
dc.title.alternativeBoard games and preparation for learning to read and write for preschool childreneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleJogos de tabuleiro e a preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita por crianças em idade pré-escolarpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203387856-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCardoso, Solange das Neves::0009-0000-4032-6855-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriFigueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Ana Cristina Ferreira-
uc.degree.elementojuriPonte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da-
uc.contributor.advisorAlmeida, Ana Cristina Ferreira::0000-0003-4181-2868-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

30
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons