Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/110061
Title: Estudo Preliminar de Viabilidade de um Programa de Psicoeducação Sobre o Cérebro em Adultos e Idosos com Risco de Demência.
Other Titles: Preliminary Feasibility Study of a Psychoeducation Program About the Brain in Adults and Elderly People at Risk for Dementia.
Authors: Cardoso, Maria João Loureiro
Orientador: Silva, Ana Rita Esteves de Sousa e
Keywords: psychoeducation; aging; brain health education; health literacy; dementia; psicoeducação; envelhecimento; educação para a saúde cerebral; literacia em saúde; demência
Issue Date: 25-Oct-2023
Serial title, monograph or event: Estudo Preliminar de Viabilidade de um Programa de Psicoeducação Sobre o Cérebro em Adultos e Idosos com Risco de Demência.
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Background: Pathological aging is tenuously confused with normative aging, and this disruption of normative aging can be linked to the development of dementia. The use of psychoeducation as a prevention measure linked to the development of various diseases has revealed benefits and can be used with different pathologies and in different contexts. Thus, the literature has increasingly relied on psychoeducation as an informative tool to instruct and raise awareness among the population about the risk and protective factors associated with dementia, justifying the development of validation studies of this type of interventions. Objectives: The present study aims to evaluate the feasibility of implementing the Brain GPS program, a program organized in a group format and via videoconference, with 8 psychoeducational sessions, in adults and elderly people at risk of dementia. Furthermore, the aim was to verify the preliminary effect of the program on dementia literacy, on the adoption of healthier lifestyles, and to understand the effects depending on the age, education and previous cognitive functioning of the participants. Methods: In this quasi-experimental and exploratory study, 10 subjects aged between 55 and 76 years participated, with a mild to moderate risk of dementia, without cognitive and/or sensory deficits. These subjects underwent pre- and post-integration assessment of the program, which lasted 4 weeks, which made it possible to assess the perceived risk of dementia, neuropsychological functioning, lifestyles and literacy about dementia. Results: The psychoeducational program showed good levels of satisfaction, motivation and adherence in the present study, with the program being recommended by all participants. Furthermore, it presented an average recruitment rate and excellent retention rate, that is, all participants completed the program and underwent post-test evaluation. Preliminary efficacy results reveal an increase in literacy about dementia perceived between the two evaluation moments, significant improvements about global cognition, a report of adoption of behaviors considered healthier, particularly regarding the adoption of a less sedentary style and a decreased perception of the risk of dementia. However, the absence of a control group and sample size require caution in assessing these findings. Conclusion: Therefore, it is noteworthy that the program has good acceptability rates and is viable for implementation in larger studies. Preliminary efficacy data point to the need to develop a randomized study to deepen the effects of the program and its potential for dissemination.
Enquadramento: O envelhecimento patológico é tenuemente confundido com o envelhecimento normativo, podendo esta disrupção do envelhecimento normativo ser elencada pelo desenvolvimento de demência. O uso da psicoeducação enquanto medida de prevenção ligada ao desenvolvimento de várias doenças tem revelado benefícios, podendo ser utilizada com diferentes patologias e em diferentes contextos. Assim, a literatura tem-se apoiado, de forma crescente, na psicoeducação como ferramenta informativa para instruir e consciencializar a população sobre os fatores de riscos e proteção associados à demência, justificando o desenvolvimento de estudos de validação deste tipo de intervenções. Objetivos: O presente estudo visa avaliar a viabilidade da implementação do programa GPS do Cérebro, um programa dinamizado em formato grupal e por videoconferência, com 8 sessões psicoeducativas, em adultos e idosos com risco de demência. Ademais, pretendeu-se verificar o efeito preliminar do programa na literacia sobre a demência, na adoção de estilos de vida mais saudáveis, e compreender os efeitos em função da idade, da escolaridade e do funcionamento cognitivo prévio dos participantes. Métodos: Neste estudo quasi-experimental e de natureza exploratória participaram 10 sujeitos com idades compreendidas dos 55 aos 76 anos, com risco ligeiro a moderado de demência, sem défices cognitivos e/ou sensoriais. Estes sujeitos foram submetidos a avaliação pré e pós integração do programa, que teve a duração de 4 semanas, que permitiu avaliar o risco percecionado de demência, o funcionamento neuropsicológico, os estilos de vida e a literacia sobre demência. Resultados: O programa psicoeducativo apresentou bons níveis de satisfação, de motivação e de adesão no presente estudo, sendo o programa recomendado pela totalidade dos participantes. Além disso, apresentou uma taxa de recrutamento considerada média e de retenção excelente, ou seja todos os participantes completaram o programa e foram submetidos à avaliação pós-teste. Os resultados preliminares de eficácia revelam um incremento da literacia sobre a demência percecionado entre os dois momentos avaliativos, melhorias significativas no que respeita à cognição global, um relato de adoção de comportamentos considerados mais saudáveis, nomeadamente no que concerne à adoção de um estilo menos sedentário e uma diminuição da perceção do risco de demência. No entanto, a ausência de grupo de controlo e tamanho da amostra requerem cautela na apreciação destes achados. Conclusão: Dessarte, destaca-se que o programa apresenta bons índices de aceitabilidade, sendo viável de ser implementado em estudos mais alargados. Os dados preliminares de eficácia apontam para a necessidade de desenvolver um estudo randomizado para aprofundar os efeitos do programa e o seu potencial de disseminação.
Description: Dissertação de Mestrado em Neuropsicologia Clínica: Avaliação e Reabilitação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/110061
Rights: openAccess
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