Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109942
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dc.contributor.authorNogueira, F.-
dc.date.accessioned2023-11-07T16:57:04Z-
dc.date.available2023-11-07T16:57:04Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/109942-
dc.description.abstractNuma sociedade global e digital caracterizada pela disseminação da informação e pelo conhecimento, deter elevados níveis de especialização, ter a capacidade de identificar, intermediar e resolver problemas são competências fundamentais para qualquer profissional, assumindo-se por isso como necessário olhar para a formação profissional contínua e para o papel estratégico que esta representa e deve desempenhar na procura de mais competitividade e inovação. O presente artigo integra-se num estudo mais alargado sobre a importância do desenho estratégico da formação profissional à distância e baseia-se numa reflexão crítica em torno dos resultados de uma revisão de literatura de estudos publicados entre 2000 e 2015 no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Nogueira, Pessoa e Gallego, 2016). Apresentamos, neste seguimento, algumas conclusões de estudos que revelam os desafios e potencialidades da formação profissional a distância em Portugal que acreditamos necessitam de ser trabalhadas de forma articulada e concertada a curto, médio prazo.pt
dc.description.abstractIn a global and digital society, characterized by the dissemination of information and knowledge, holding high levels of expertise and having the ability to identify, mediate and solve problems are essential skills for any professional, that is way is necessary to look at continuous vocational training and the strategic role it plays and must play for achieving more competitiveness and innovation. This article is part of a broader study on the importance of strategic design of distance vocational learning and is based on a critical reflection on the results of a published literature review between 2000 and 2015 in Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Nogueira, Pessoa e Gallego, 2016). Here thus some research findings that reveal the challenges and opportunities of distance vocational training in Portugal that we believe need to be worked in a coordinated and concerted manner in the short, medium term.pt
dc.language.isoporpt
dc.relationSFRH/BPD/85083/2012pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectformação profissional contínuapt
dc.subjectformação profissionalpt
dc.subjectformação a distânciapt
dc.subjectativospt
dc.subjectrecursos educacionais abertospt
dc.subjectcontinuing vocational trainingpt
dc.subjectvocational trainingpt
dc.subjectdistance learningpt
dc.subjectemployeespt
dc.subjectopen educational resourcespt
dc.titleA formação profissional a distância em Portugal: desafios e potencialidadespt
dc.typearticleeng
degois.publication.firstPage1pt
degois.publication.lastPage8pt
degois.publication.issue1pt
degois.publication.titlea-REAeducapt
dc.date.updated2023-10-22T01:46:24Z-
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume2pt
dc.description.version3B11-4739-01E9 | Fernanda Bazanella Nogueira-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-3371335-
dc.date.embargo2016-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
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