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https://hdl.handle.net/10316/109666
Title: | O Espaço e o Tempo da Cidadania na Educação | Other Titles: | The Space and Time of Citizenship in Education Educación y Ciudadanía: Tiempo y Espacio |
Authors: | Nogueira, F. | Keywords: | cidadania; educação para a cidadania; modelos pedagógicos; currículo; reorganização curricular; citizenship; citizenship education; pedagogical models; curriculum; curriculum reform; ciudadanía; educación para la ciudadanía; modelo pedagógico; curriculum; reorganización curricular | Issue Date: | 11-Dec-2015 | Publisher: | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | Serial title, monograph or event: | Revista Portuguesa de Pedagogia | Volume: | 49 | Issue: | 1 | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | O presente artigo visa demonstrar que a Cidadania é um conceito multi‑
dimensional, dinâmico e polissémico que se impõe como um claro desafio para
a educação formal. O continuum histórico, político, social e cultural que sustenta
a complexidade da Cidadania marca igualmente a existência de estratégias
curriculares distintas, ao longo do tempo, tanto na Europa como em Portugal
(Eurydice, 2005, 2012; Menezes 2003a). Neste alinhamento, com base numa
revisão da literatura: i) sintetizam‑se abordagens pedagógicas no domínio
da Educação para a Cidadania (EpC), com base nas diferentes conceções
de Cidadania apresentadas e; ii) evidencia‑se o percurso da Educação para
a Cidadania no Sistema Educativo Português, assim como as várias medidas
legislativas e estratégias curriculares que deram corpo à teia de “experiências
pedagógicas” neste domínio. Concluímos este trabalho com evidências de um
“esmorecimento” político e curricular no campo da EpC, vigente na atual política
governamental portuguesa, após a publicação do Decreto‑Lei n.º 139/2012,
procurando destacar‑se alguns dos principais ensinamentos que décadas de
“prioridade retórica” (Menezes & Ferreira, 2012, p. 134) nos revelam. This article aims to demonstrate that Citizenship is a multidimensional, dynamic and polysemic concept that imposes itself as a clear challenge to formal education. The historical, political, social and cultural continuum that supports the complexity of the Citizenship concept also determines the exist‑ ence of different curricular strategies over time, both in Europe and in Portugal (Eurydice, 2005, 2012; Menezes 2003a). In this sense, based on a literature review, we: i) synthesize pedagogical approaches in the field Citizenship Educa‑ tion, based on the different conceptions of Citizenship presented; ii) highlight the path of Citizenship Education in the Portuguese Education System, as well as the multiple legislative guidelines and curricular strategies that embodied the web of “educational experiences” in this area. We conclude this work with evidences of a political and curriculum “headwind” in Portugal in the field of Citizenship Education, after the publication of the Decree‑Law No. 139/2012, highlighting some of the key lessons that decades of “rhetoric priorities” in educational policy (Menezes & Ferreira, 2012, p. 134) show us. Este artículo tiene como objetivo demonstrar que la ciudadanía es un concepto multidimensional, dinámico y polisémico, que se impone como un claro desafío para la educación formal. El continuum histórico, político, social y cultural que apoya la complejidad de la Ciudadanía, marca, a la vez, la existencia de estrategias curriculares distintas tanto en Europa como en Portugal (Eurydice, 2012, 2005; Menezes 2003a). Así, con base en una revisión de la literatura: i) se sintetizan los enfoques pedagógicos en el campo de la Educación para la Ciudadanía (EpC), baseados en distintas concepciones de la ciudadanía, presentadas a lo largo del artículo; ii) se destaca la implementación de la Educación y Ciudadanía en el sistema educativo portugués, así como las varia‑ das directrices curriculares y legislativas, que han permitido la realización de “experiencias educativas” en esta área. Se concluye este trabajo con la evidencia de un retroceso político y curricular en el campo de la EpC tras la publicación del Decreto‑Ley Nº 139/2012, se destacando algunas de las lecciones clave que décadas de “prioridades retóricas” en la política educativa (Menezes & Ferreira, 2012, p. 134) nos enseñan. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/109666 | ISSN: | 1647-8614 0870-418X |
DOI: | 10.14195/1647-8614_49-1_1 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
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