Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109591
Title: O papel dos retalhistas na promoção de práticas de Economia Circular e na consciencialização dos consumidores sobre as suas decisões de consumo
Other Titles: The role of retailers in promoting Circular Economy practices and making consumers aware of their consumption decisions
Authors: Lopes, Sara Maria Lemos
Orientador: Garrido, Susana Maria Palavra
Keywords: Economia Circular; Sustentabilidade; Retalhistas; Responsabilidade; Consumidores; Circular Economy; Sustainability; Retailers; Responsibility; Consumers
Issue Date: 13-Jul-2023
Serial title, monograph or event: O papel dos retalhistas na promoção de práticas de Economia Circular e na consciencialização dos consumidores sobre as suas decisões de consumo
Place of publication or event: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Abstract: Este relatório documenta o trabalho realizado durante um estágio de 700 horas na Loop Circular, Lda., tendo em vista o cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Durante o estágio, foram desenvolvidas tarefas dentro da área de negócios, através da integração na equipa da Loop Circular. A Loop Circular, Lda., incluída no grupo The Loop Co., é detentora de diversos projetos que aliam a tecnologia à sustentabilidade e Economia Circular. Em consequência de um sistema operativo desenvolvido pela The Loop Co., denominado LoopOS, o presente relatório reflete sobre o potencial dos retalhistas para impulsionar a adoção de práticas circulares, atuando como agentes facilitadores de Economia Circular.De forma a abordar o tema anterior, é realizada uma abordagem teórica com recurso a artigos científicos publicados. No seguimento do que é mencionado sobre Economia Circular, nomeadamente o seu crescimento exponencial em consequência da atual urgência ambiental, encontra-se um tópico, na Revisão da Literatura, sobre o caso específico dos retalhistas na sua posição privilegiada para educar, consciencializar e prestar o suporte necessário aos consumidores. Assim, estes podem reavaliar as suas decisões de consumo e respetivos impactos.Todas as atividades que desenvolvi durante o estágio são aqui descritas, sendo também apresentadas conclusões retiradas durante a elaboração do presente relatório. Destaca-se ainda dentro das conclusões apresentadas a existência de uma oportunidade de diferenciação pela The Loop Co. e de um incremento à adoção de práticas circulares pelos retalhistas.
This document reflects the work carried out during a 700-hour internship at Loop Circular, Lda,, aiming to fulfill the necessary requirements to obtain a Master’s degree in Management from the Faculty of Economics of the University of Coimbra. During the internship, tasks were undertaken within the business area, through integration with the Loop Circular team. Loop Circular, part of The Loop Co. group, owns various projects that combine technology with sustainability and the Circular Economy. As a result of an operating system developed by The Loop Co., called LoopOS, this report studies on the potential of retailers to boost circular practices, acting as facilitators of Circular Economy.In order to tackle the previous topic, a theoretical study using published scientific articles is carried out. Following what is mentioned about the Circular Economy, namely its exponential growth as a consequence of the current environmental urgency, there is a topic in the Literature Review about the specific case of retailers in their privileged position to educate, raise awareness and provide the necessary support to consumers. Therefore, consumers can re-evaluate their consumption decisions and their respective impacts.All the activities developed during the internship are described and complemented by the conclusions drawn during the written of this document. A highlight among the conclusions is the identification of a unique differentiation opportunity for The Loop Co. and a momentum for retailers to adopt circular practices.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado Em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/109591
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

26
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons