Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109569
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, José Manuel Bernardo Vaz-
dc.contributor.authorCasimiro, Ana Rita Valada-
dc.date.accessioned2023-10-18T22:01:07Z-
dc.date.available2023-10-18T22:01:07Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.date.submitted2023-10-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/109569-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado Em Gestão apresentado à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractO presente relatório é o resultado da realização de um estágio curricular de 720 horas na Enging – Make Solutions, S.A., no período de 6 de fevereiro a 13 de junho, com o propósito de cumprir os requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio abrangeu as áreas de Gestão, Logística e Compras, tendo a maioria das atividades desenvolvidas incidido na área de compras da empresa, a qual é responsável pela gestão de compras e stocks. A concretização do estágio permitiu-me compreender, em contexto prático, a influência que a atividade de compras tem no desempenho dos restantes departamentos e na empresa como um todo. Posto isto, aliado ao meu interesse na área de aprovisionamentos, dediquei o capítulo de revisão de literatura à investigação do contributo da gestão estratégica de compras para o sucesso empresarial. Conforme a literatura revista, devido à elevada pressão competitiva nos mercados, a atividade de compras exige cada vez mais uma gestão estratégica, não se limitando à efetiva aquisição de materiais e serviços. Esta atividade tem implicações a vários níveis das empresas, sobretudo na contenção de custos, na qualidade dos materiais e produtos finais, no cumprimento de prazos de entrega e na possibilidade de inovação. O seu objetivo é a aquisição dos materiais e serviços no preço, quantidade, qualidade e momento certos, procurando minimizar os investimentos efetuados e equilibrar a oferta e a procura. Assim, é clara a influência da atividade de compras na operacionalidade, rentabilidade e competitividade das empresas, importando compreender as estratégias e medidas de controlo interno que têm ao seu dispor, de forma a gerir os riscos e as ineficiências. Deste modo, será possível otimizar o desempenho do departamento de compras e, consequentemente, contribuir para o sucesso da empresa.por
dc.description.abstractThis report is the result of a 720-hour curricular internship at Enging - Make Solutions, S.A., from February 6 to June 13, in order to meet the requirements for obtaining a Master's degree in Management from the Faculty of Economics of the University of Coimbra. The internship covered the areas of Management, Logistics and Purchasing, with most of the activities developed focusing on the company's purchasing area, which is responsible for the management of purchases and stocks.The internship allowed me to understand, in a practical context, the influence that the purchasing activity has on the performance of the other departments and on the company as a whole. That said, combined with my interest in the area of procurement, I dedicated the literature review chapter to investigating the contribution of strategic purchasing management to business success. According to the literature reviewed, due to the highly competitive pressure in the markets, the purchasing activity increasingly requires strategic management, not limited to the effective acquisition of materials and services. This activity has implications at various companies´s levels, especially in cost containment, quality of materials and final products, compliance with delivery deadlines and the possibility of innovation. Its objective is the acquisition of materials and services at the right price, quantity, quality and time, seeking to minimize the investments made and balance supply and demand. Thus, the influence of purchasing activity on the operability, profitability and competitiveness of companies is clear, and it is important to understand the strategies and internal control measures available to them in order to manage risks and inefficiencies. Therefore, it will be possible to optimize the performance of the purchasing department and, consequently, contribute to the success of the company.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCompraspor
dc.subjectStockpor
dc.subjectGestão Estratégicapor
dc.subjectSucesso Empresarialpor
dc.subjectPurchasingeng
dc.subjectStockeng
dc.subjectStrategic Managementeng
dc.subjectBusiness Successeng
dc.titleA Gestão Estratégica de Compras como garantia do Sucesso Empresarialpor
dc.title.alternativeStrategic Purchasing Management as a guarantee of Business Successeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Economia da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA Gestão Estratégica de Compras como garantia do Sucesso Empresarialpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203370279-
thesis.degree.disciplineGestão e Administração-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Em Gestão-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorCasimiro, Ana Rita Valada::0009-0000-1798-0496-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriAlmeida, Luís Miguel Alçada Tomás de-
uc.degree.elementojuriFerreira, José Manuel Bernardo Vaz-
uc.degree.elementojuriGonçalves, Paulo Miguel Marques Gama-
uc.contributor.advisorFerreira, José Manuel Bernardo Vaz::0000-0002-7797-9486-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s)

25
checked on May 22, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons