Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109512
Título: Efecto de la cooperación motriz en la vivencia emocional positiva: Perspectiva de género
Outros títulos: Efeito da cooperação motriz na vivência emocional positiva: perspectiva de gênero
Effect of motor cooperation on positive emotional: a gender perspective
Autor: Lavega, Pere
Lagardera, Francisco
March, Jaume
Rovira, Gloria
Araújo, Paulo Coêlho de 
Palavras-chave: Educación física; Inteligencia emocional; Identidad de Género; Relaciones interpersonales; Educação Física; Inteligência emocional; Identidade de Gênero; Relações interpessoais; Physical Education; Emotional intelligence; Gender identity; Interpersonal reations
Data: 2014
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Projeto: Ministerio de Economía y Competitividad, Secretaría de Estado de Investigación, Desarrollo e Innovación. Proyecto I+D+i. Referencia. DEP2010-21626-C03-01. 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Movimento
Volume: 20
Número: 2
Resumo: Se investigó, desde la perspectiva de género, la vivencia emocional suscitada con la práctica de situaciones motrices cooperativas. Participaron 309 estudiantes de 4 universidades españolas. Se empleó la escala validada de juegos y emociones (GES). Tras cada tarea, los alumnos anotaron la intensidad experimentada en las trece emociones consideradas y comentaron brevemente las causas que originaron la emoción más intensa. Se emplearon métodos mixtos al complementar el análisis de los datos cuantitativos con el estudio de comentarios cualitativos. Se confirmó la aportación de las situaciones motrices de juegos tradicionales, expresión e introyección para promover experiencias emocionales positivas en mujeres y hombres.
Investigou-se, desde uma perspectiva de gênero, a vivência emocional provocada pela prática de situações motrizes cooperativas. Participaram 309 estudantes de quatro universidades espanholas. Utilizou-se a escala validada de jogos e emoções (GES). Depois de cada tarefa, os alunos indicaram a intensidade experimentada nas treze emoções consideradas e comentaram brevemente as causas que originaram a emoção mais intensa. Utilizouse métodos mistos ao complementar a análise dos dados quantitativos com o estudo de comentários qualitativos. Confirmou-se a contribuição de situações motrizes de jogos tradicionais, expressão e introjeção para promover emoções positivas em mulheres e homens.
We examined the relationship between gender and the experience of in the context of cooperative motor tasks. Participants were 309 students from four Spanish universities. Emotions were rated using a validated instrument (GES; Games and Emotions Scale). After each task, students were asked to rate the intensity of thirteen emotions, and to comment briefly on why they thought they had experienced the strongest emotion. A mixed methods approach was used, combining the analysis of quantitative data with an analysis of students’ comments. The results confirmed the important contribution which traditional games, motor expression and the internalization of motor skills can make in terms of promoting positive emotional experiences in women and men.
URI: https://hdl.handle.net/10316/109512
ISSN: 1982-8918
0104-754X
DOI: 10.22456/1982-8918.38120
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

59
Visto em 17/jul/2024

Downloads

46
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons