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https://hdl.handle.net/10316/109451
Title: | Autonomia ou complementaridade? Metodologias da antropologia e da história para o estudo da intolerância | Authors: | Giesbrecht, Daniel Matos, Patrícia Ferraz de |
Keywords: | Intolerância; Metodologias científicas; Antropologia e História; Intolerance; Scientific methodologies; Anthropology and History | Issue Date: | 15-Oct-2023 | Publisher: | Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia | Project: | 2021.04805.BD | Serial title, monograph or event: | Trabalhos de Antropologia e Etnologia | Volume: | 63 | Place of publication or event: | Porto | Abstract: | Este artigo tem como objetivo apresentar o dossiê “Como Estudar a Intolerância? Contributos
da Antropologia e da História (Contexto Português e Brasileiro)”. Evidencia-se a importância da utilização
de metodologias científicas, distintas e complementares, principalmente ligadas às áreas da antropologia e
da história. Os contextos de análise são Portugal e o Brasil, aprofundando-se sobretudo o período entre o
século XIX e a atualidade. Num segundo momento, são apresentados os artigos que compõem o dossiê,
resultantes de várias pesquisas da autoria de onze autores/as com afiliações a distintas instituições científicas,
em Portugal e no Brasil. No final, conclui-se sobre a importância de promover análises complementares,
interdisciplinares e interseccionais no que respeita ao estudo da intolerância This article aims to present the special issue “How to Study Intolerance? Contributions from Anthropology and History (Portuguese and Brazilian Context)”. The importance of using distinct and complementary scientific methodologies (mostly those linked to the areas of anthropology and history) is evidenced. The contexts of analysis are Portugal and Brazil, delving deeper especially the period between the nineteenth century and the present. In a second moment, the articles that integrate the special issue are presented. They are the result of various kinds of research by eleven authors with affiliations to different scientific institutions, in Portugal and Brazil. In the end, the article concludes on the importance of promoting complementary, interdisciplinary and intersectional analyses with regard to the study of intolerance. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/109451 | ISSN: | 2183-0266 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
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