Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109446
Título: Formar bem as mães para criar e educar boas crianças: as revistas portuguesas de educação familiar e a difusão da maternidade científica (1945-1958)
Outros títulos: Educate mothers to rear and educate good children: Portuguese parenting magazines and the diffusion of scientific motherhood (1945-1958)
Autor: Vilhena, Carla Cardoso
Ferreira, António Gomes 
Palavras-chave: maternidade científica; educação para a maternidade; revistas de educação familiar; análise de discurso; scientific motherhood; education for motherhood; parenting magazines; discourse analysis
Data: 2014
Editora: Universidade Federal de Santa Maria
Título da revista, periódico, livro ou evento: Historia da Educacao
Volume: 18
Número: 44
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo contribuir para a compreensão do processo de construção da maternidade científica em Portugal. Neste sentido, foi analisado um conjunto de artigos (n=628), publicados em revistas de educação familiar, entre 1945 e 1958. A análise realizada permitiu compreender que as revistas analisadas contribuem para a difusão da maternidade científica, ou seja, da ideia de que a aquisição de conhecimento científico sobre a criação e educação das crianças é elemento indispensável ao adequado exercício da função maternal. Observou-se, ainda, a existência de diferentes estratégias de educação para a maternidade, às quais está subjacente um elemento de classe, assim como diferentes níveis de adesão, por parte das mulheres, à concepção de maternidade científica.
This article explores the construction of scientific motherhood in Portugal through the analysis of a set of texts on education for motherhood (n=628) published in Portuguese parenting magazines between 1945 and 1958. Our results show that the diffusion of a particular view of the ideal mother in parenting magazines contributes to the diffusion of a new ideology that stresses the importance of education for motherhood, the ideology of scientific motherhood. It also shows the emergence of different types of educational interventions, shaped by women‟s social class, and provides some insight into the extent to which mothers adhere to scientific motherhood.
URI: https://hdl.handle.net/10316/109446
ISSN: 2236-3459
DOI: 10.1590/S2236-34592014000300008
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

42
Visto em 8/mai/2024

Downloads

30
Visto em 8/mai/2024

Google ScholarTM

Verificar

Altmetric

Altmetric


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons