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https://hdl.handle.net/10316/109095
Título: | A aprendizagem contextualizada: análise dos seus fundamentos e práticas pedagógicas | Outros títulos: | Contextualized learning: foundations pedagogical and practices | Autor: | Festas, Maria Isabel Ferraz | Palavras-chave: | Aprendizagem contextualizada; Aprendizagem a partir de problemas; Descoberta; Instrução explícita; Contextualized learning; Learning from problems; Discovery; Explicit instruction | Data: | 2015 | Editora: | Universidade de Sao Paulo | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Educacao e Pesquisa | Volume: | 41 | Número: | 3 | Resumo: | Neste artigo, é abordada a aprendizagem contextualizada, bem
como alguns dos seus fundamentos pedagógicos e psicológicos,
nomeadamente aqueles que se reportam à pedagogia crítica
e à aprendizagem situada. Partindo de estudos acerca do
funcionamento cognitivo humano e de resultados de investigações
empíricas, é dedicada uma especial atenção à análise de algumas
das suas ideias fundamentais, como a de que os currículos devem
basear-se na experiência dos alunos, a de que a aprendizagem
necessita partir de atividades autênticas, e a que advoga o recurso
aos métodos da descoberta. Muitos trabalhos da psicologia
cognitiva, como os da teoria da carga cognitiva, não reforçam a
ideia de uma aprendizagem baseada em atividades autênticas, na
medida em que esta não promove a aquisição e automatização de
conhecimentos em um domínio de especialidade nem reduz a carga
cognitiva imposta pelas tarefas. Quanto aos estudos empíricos,
embora eles mostrem que uma instrução guiada traz benefícios à
aprendizagem, também revelam que a descoberta, se acompanhada
de orientações, pode mostrar-se eficaz. Este resultado chama a
atenção para a necessidade de se desenvolver investigação que,
explorando as relações entre os dois tipos de métodos, permita
um melhor conhecimento de como dosear a descoberta com
instruções e, simultaneamente, abra a possibilidade de um diálogo
entre diferentes concepções de educação. In this article, I examine contextualized learning and its pedagogical and psychological foundations, namely those related to critical pedagogy and situated learning. Based on studies about cognitive functioning and on empirical research, I focus on the analysis of some of contextualized learning main ideas, such as student experienced based curricula, authentic learning, and discovery methods. According to cognitive theories, such as Cognitive Load Theory, authentic learning does not promote knowledge acquisition and knowledge automation. In the same manner, authentic learning does not reduce the cognitive load imposed by learning tasks. In regard to empirical research, there is evidence that guided methods of instruction are beneficial to learning. However, there is also evidence of the efficacy of enhanced or assisted discovery methods. These results highlight the need for developing further research centered on the relationship between guided and discovery instruction and, in this way, for looking for bridges between different educational theoretical approaches. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/109095 | ISSN: | 1517-9702 | DOI: | 10.1590/S1517-9702201507128518 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Internacionais |
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