Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109074
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dc.contributor.advisorGonçalves, Óscar Filipe Coelho Neves-
dc.contributor.authorAndrietta, Maria Gabriella Stupiello-
dc.date.accessioned2023-09-26T22:01:59Z-
dc.date.available2023-09-26T22:01:59Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.date.submitted2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/109074-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Neuropsicologia Clínica e Experimental apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractNós estamos constantemente em contato com histórias na nossa vida cotidiana e procuramos essas histórias por diversas razões. Neste estudo qualitativo o envolvimento com histórias é explorado através de duas abordagens: a observação de como histórias são experienciadas no cotidiano e como a forma com que essas histórias são contadas podem influenciar essas experiências. As experiências com histórias são observadas no contexto de um curta e um videogame (future narrative), enquanto fenômeno de transporte narrativo (transportation) será o foco da abordagem dessas experiências.Os resultados indicam que a curiosidade está na essência do engajamento com histórias: O que vai acontecer? Como essa situação será resolvida? A capacidade da narrativa de manter essa curiosidade viva aparenta ser o ponto focal do prazer experienciado quando em contato com uma história e também é uma característica importante do transporte narrativo. Outro aspecto importante da experiência com o mundo de uma história é o momento da vida de uma pessoa, o que parece ter um grande papel na escolha de uma narrativa e no que faz as pessoas se lembrarem daquela história mesmo anos depois de tê-las experienciado pela primeira vez. Características da narrativa também parecem influenciar a experiência de uma história, pertencendo a um gênero apreciado pelo consumidor e ter características esteticamente atrativa são exemplos dessa ocorrência.Além disso, parece que diferentes formas de contar uma história proporcionam experiências diferentes. Histórias interativas (future narrative) promovem um tipo de experiência em que o consumidor pode influenciar diretamente os acontecimentos do enredo e, até certo ponto, conduzi-lo na direção da experiência que ele deseja ter no mundo daquela história.por
dc.description.abstractWe constantly encounter narratives in our everyday lives and seek these storyworlds for many reasons. This qualitative study explores how people engage with stories through two main approaches: looking at the everyday story experience and how storytelling can influence these experiences. Story experiences were observed in the context of a short film and a video game (future narrative), while also focusing on the phenomenon of narrative transportation. The results indicate that curiosity lies at the core of story investment: What will happen? How this situation will be solved? The narrative’s ability to keep this curiosity alive seems to be the focal point of story enjoyment and an important aspect of experiencing narrative transportation. Another important aspect of experiencing storyworlds was the moment in someone’s life, which seemed to play a major role in the narrative choice and what makes people remember those stories even years after experiencing that narrative for the first time. Features of the narrative also seem to impact the experience of a storyworld, being part of a genre appreciated by the consumer and being aesthetically pleasing are examples of this occurrence.Furthermore, it seems that different ways of storytelling provide different experiences. Interactive storytelling (future narrative) provides a kind of experience with the storyworld where the viewer has agency over the narrative’s events and can, to some extent, conduct the plot in the direction that they want to see and experience in that storyworld.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnvolvimento narrativopor
dc.subjectTransporte narrativopor
dc.subjectVideojogospor
dc.subjectHistórias interativaspor
dc.subjectGrounded Theoryeng
dc.subjectNarrative engagementeng
dc.subjectNarrative transportationeng
dc.subjectVideo gameeng
dc.subjectExperiencing storyworldseng
dc.titleThe way we engage with stories: an exploratory study of experiencing storyworldseng
dc.title.alternativeA forma com que nos envolvemos com histórias: um estudo exploratório sobre experiências com mundos das históriaspor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleThe way we engage with stories: an exploratory study of experiencing storyworldseng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203357892-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Neuropsicologia Clínica e Experimental-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAndrietta, Maria Gabriella Stupiello::0009-0000-6305-9614-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriLima, Margarida Maria Batista Mendes Pedroso-
uc.degree.elementojuriCapinha, Graça Maria Constantino Nunes de Oliveira-
uc.degree.elementojuriGonçalves, Óscar Filipe Coelho Neves-
uc.contributor.advisorGonçalves, Óscar Filipe Coelho Neves::0000-0003-2735-9155-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1en-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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