Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109056
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
dc.contributor.authorGonçalves, Adriana Cristina Nunes-
dc.date.accessioned2023-09-26T22:01:46Z-
dc.date.available2023-09-26T22:01:46Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.date.submitted2023-09-26-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/109056-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
dc.description.abstractA carência de estudos e instrumentos de monitorização para o desenvolvimento infantil em idade pré-escolar é cada vez maior, esta temática tem sido transferida para o domínio clínico, quando pais e professores são os que melhor conhecem a criança.A presente investigação tem como principal objetivo analisar alguns indicadores de validade e fiabilidade da Escala de Rastreio do Desenvolvimento Infantil para a faixa etária dos 36 aos 47 meses. Mas, também realizar um estudo de validade concorrente do Behaviour Rating Inventory of Executive Function – preschool version (BRIEF-P).Para o efeito, foram construídas duas amostras independentes, a amostra de Portugal integra 72 participantes e a amostra do grupo do Brasil é formada por 57 participantes. Para além do trabalho de adaptação do instrumento do Português do Brasil para o Português Europeu, foram elaboradas análises no âmbito do estudo da consistência interna, análises correlacionais de acordo entre avaliadores, comparação do nível de desenvolvimento entre as duas amostras. Complementarmente, fizeram-se análises da validade concorrente com o BRIEF-P. Os resultados observados revelam muito bons valores de consistência interna, com exceção do Domínio Motor, o acordo interavaliadores revelou fortes correlações entre os quatro domínios do desenvolvimento para as duas versões (pais e professores), também na análise comparada entre os dois grupos é possível observar no grupo do Brasil valores médios mais elevados nos Domínios Socioemocional e Linguístico, enquanto o grupo de Portugal apresenta valores médios mais elevados ao nível cognitivo, também foi possível concluir que as variáveis género e escolaridade da mãe não influenciam a variação dos resultados, por fim, na validade concorrente, obtiveram-se correlações negativas entre domínios do desenvolvimento e as escalas do BRIEF-P.Em suma, a Escala de Rastreio do Desenvolvimento Infantil, na sua generalidade evidenciou propriedades psicométricas adequadas, com exceção da escala do Domínio Motor. Nesse sentido, poderá constituir-se como instrumento relevante para a avaliação do desenvolvimento infantil e assumir uma função de rastreio precoce dos problemas desenvolvimentais.por
dc.description.abstractThe lack of studies and monitoring instruments for child development at preschool age is increasing, this theme has been forgotten for the clinical domain, when parents and teachers are the ones who know the child best. The main objective of this investigation is to analyse some validity and reliability indicators of the Child Development Screening Scale for the group from 36 to 47 months. But, also perform a concurrent validity study of the Behaviour Rating Inventory of Executive Function – preschool version (BRIEF-P). For this purpose, two independent samples were constructed, the sample from Portugal includes 72 participants and the sample from the group from Brazil consists of 57 participants. In addition to adapting the instrument from Brazilian Portuguese to European Portuguese, analyses were carried out within the scope of the study of internal consistency, correlational analyses according to evaluators, comparison of the level of development between the two samples. Complementarily, analysis of the concurrent validation with the BRIEF-P was carried out. The observed results reveal very good values of internal consistency, with the exception of the Motor Domain, the interrater agreement revealed strong correlations between the four domains of development for the two versions (parents and teachers), also in the anticipated analysis between the two groups it is possible to observe in the group of the Brazil higher mean values in the Socioemotional and Linguistic domains, while the group from Portugal has higher mean values at the cognitive level, it was also possible to conclude that the variable gender and mother´s education does not influence the variations of results, finally, in the concurrent validity, negative correlations were obtained between developmental domains and the BRIEF-P scales. In short, the Child Development Screening Scale, in general, showed adequate psychometric properties, with the exception of the motor domain scale. In this sense, it may constitute a relevant instrument for the assessment of child development and assume a function of early tracking of developmental problems.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsembargoedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEscalas de Desenvolvimento Infantilpor
dc.subjectVariações interculturais no desenvolvimento infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpor
dc.subjectAcordo entre avaliadorespor
dc.subjectBRIEF-Ppor
dc.subjectChild Development Scaleseng
dc.subjectIntercultural Variations in Child Developmenteng
dc.subjectChild Developmenteng
dc.subjectInter-rater Agreementeng
dc.subjectBRIEF-Peng
dc.titleESCALA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA PROFESSORES:ESTUDOS DE FIABILIDADE/VALIDADEpor
dc.title.alternativeCHILD DEVELOPMENT SCALE FOR TEACHERS: RELIABILITY/VALIDITY STUDIESeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleESCALA DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL PARA PROFESSORES:ESTUDOS DE FIABILIDADE/VALIDADEpor
dc.date.embargoEndDate2025-07-24-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2025-07-24*
dc.identifier.tid203357175-
thesis.degree.disciplinePsicologia-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGonçalves, Adriana Cristina Nunes::0000-0002-9364-4635-
uc.degree.classification18-
uc.date.periodoEmbargo730-
uc.degree.presidentejuriFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
uc.degree.elementojuriPereira, Marcelino Arménio Martins-
uc.degree.elementojuriVilar, Maria Manuela Pereira-
uc.contributor.advisorPereira, Marcelino Arménio Martins-
item.grantfulltextembargo_20250724-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat Login
DDissertacao____________________AdrianaNunes Gonçalves.pdf1.5 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s)

135
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons