Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109030
Title: Um Olhar sobre a Parentalidade no Projeto Adélia: Impacto do Programa Anos Incríveis nos Estilos e Práticas Parentais
Other Titles: A Look at Parenthood in the Adélia Project: Impact of the Incredible Years Program on Parenting Styles and Practices
Authors: Rodrigues, Inês Ferreira
Orientador: Santos, Maria João Rama Seabra
Keywords: estilos parentais; programa Anos Incríveis Básico para pais; projeto Adélia; impacto diferencial; parenting styles; Incredible Years Basic Parenting Program; Adelia project; differential impact
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Um Olhar sobre a Parentalidade no Projeto Adélia: Impacto do Programa Anos Incríveis nos Estilos e Práticas Parentais
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Enquadramento: Os estilos parentais consistem num conjunto deatitudes direcionadas às crianças pelas figuras parentais e com impacto no desenvolvimento das mesmas. Baumrind categorizou três estilos (autoritário, autoritativo/democrático e permissivo) sendo o segundo o que mais benefícios tem para o desenvolvimento integral e positivo das crianças e o que mais se aproxima do conceito de parentalidade positiva. Entre os programas que se têm mostrado eficazes e efetivos na promoção de práticas parentais integradas nesse estilo encontra-se o programa Anos Incríveis Básico para Pais (AIBP). Objetivos: (i) comparar os estilos e práticas parentais antes e depois de os pais frequentarem o programa AIBP; (ii) verificar o impacto diferencial nas mudanças observadas de variáveis sociodemográficas da criança, pais e da família, assim como da aplicação do programa. Método: Este estudo seguiu um desenho longitudinal e nele participaram 89 pais de crianças que completaram avaliações antes e depois da intervenção, no âmbito do projeto Adélia de promoção da parentalidade positiva. O protocolo incluiu um questionário sociodemográfico e a versão portuguesa do Questionário de Dimensões e Estilos Parentais (QDEP). Resultados: O estilo parental autoritativo aumentou após a intervenção, existindo uma redução da utilização dos estilos parentais permissivo e autoritário. Tendo em consideração as análises efetuadas no sentido de avaliar o efeito diferencial de diferentes variáveis nessa mudança, verificou-se que apenas duas se revelaram significativas: o background dos formadores na redução no estilo parental autoritário; o risco de problemas de comportamento da criança, na primeira avaliação, no aumento do estilo parental autoritativo. Discussão e conclusões: Este estudo, de natureza exploratória, reforça resultados de investigações anteriores ao indicar mudanças no sentido pretendido e, na sua maioria, em famílias e crianças de características diversas e quer tenha sido aplicado na modalidade online ou presencial. Nesse sentido, este estudo poderá ser útil na orientação de intervenções e também para direcionar investigações futuras.
Background: Parenting styles encompass a set of attitudes directedtowards children by their parental figures, which significantly impact their development. Baumrind categorized three styles (authoritarian, authoritative/democratic, and permissive), with the second style being the most beneficial for the comprehensive and positive development of children, closely aligned with the concept of positive parenting. Among the programs that have proven effective in promoting parenting practices aligned with this style is the Incredible Years Basic Parenting Program (IYBP). Objectives: (i) Compare parenting styles and practices before and after parents participate in the AIBP; (ii) Assess the differential impact of sociodemographic variables of the child, parents, and family, as well as of the program implementation, on the observed changes. Method: This study followed a longitudinal design, involving 89 parents of children who completed assessments before and after the intervention, as part of the Adelia Project, aimed at promoting positive parenting. The protocol included a sociodemographic questionnaire and the Portuguese version of the Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ). Results: The authoritative parenting style increased following the intervention, with a reduction in the use of the permissive and authoritarian parenting styles. Regarding the analyses examining the differential effect of different variables on these changes, only two variables were found to have a significant effect: the trainers' background in reducing the authoritarian parenting style, and the child's risk of behavioral problems at the initial assessment in increasing the authoritative parenting style. Discussion and Conclusions: This exploratory study reinforces previous research findings by indicating changes in the intended direction among diverse families and children, whether the program was delivered in online or face-to-face formats. As such, this study can guide interventions and serve as a foundation for future research.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109030
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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