Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109029
Title: Os pais como parte da solução: O impacto do programa Anos Incríveis no comportamento e competências sociais das crianças no contexto do Projeto Adélia
Other Titles: Parents as part of the solution: The impact of the Incredible Years program on children's behavior and social skills in the context of the Adélia Project
Authors: Abreu, Daniela Fátima Sousa
Orientador: Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Santos, Maria João Rama Seabra
Keywords: Anos Incríveis Básico para Pais; Projeto Adélia; problemas de comportamento da criança; competências sociais da criança; Incredible Years Parenting Basics; Adélia Project; child behavior problems; child social skills
Issue Date: 24-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Os pais como parte da solução: O impacto do programa Anos Incríveis no comportamento e competências sociais das crianças no contexto do Projeto Adélia
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciência de Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: Enquadramento: O Programa Anos Incríveis Básico para pais, desenvolvido por Carolyn Webster–Stratton, tem demonstrado, ao longo dos anos, um impacto positivo no comportamento e competências sociais das crianças, através das mudanças nos estilos e práticas parentais. Ainda que a larga maioria da investigação existente sobre o programa realce a sua eficácia em contextos e com famílias e crianças de características diversas, algumas das caraterísticas das crianças, das mães, da família e do programa são vistas como potenciais variáveis diferenciadoras dos efeitos do programa e, nesse sentido, além de ser relevante estudar o impacto do mesmo, torna-se ainda necessário compreender o efeito destas mesmas variáveis. Objetivos: (i) Compreender o impacto do programa AIBP no comportamento e competências sociais das crianças; (ii) Analisar o impacto diferencial de variáveis relacionadas com a criança, com a mãe, com a família e com o programa. Método: O estudo incidiu sobre uma amostra constituída por 93 crianças e seus pais, que frequentaram o programa AIBP no âmbito do projeto Adélia, promovido pela CNPDPCJ. Este seguiu um desenho longitudinal, em que os dados foram recolhidos através do Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), aplicado antes e após a intervenção, para além de um questionário sociodemográfico respondido antes de iniciarem a intervenção. Resultados: O programa AIBP demonstrou a sua eficácia na redução significativa dos Problemas de Comportamento, Hiperatividade e no Total de Dificuldades, assim como num aumento significativo ao nível do Comportamento Pró-Social. Relativamente às análises diferenciais, foi possível compreender que o sexo da criança teve influência na mudança nos Problemas de Comportamento, uma vez que as crianças do sexo masculino apresentaram uma redução mais significativa a este nível do que as crianças do sexo feminino, assim como crianças que iniciaram o programa em risco de desenvolverem problemas de comportamento foram aquelas que mais aumentaram ao nível dos Comportamentos Pró-Sociais. Também a idade da mãe mostrou ser uma variável potencialmente relevante, uma vez que mães mais jovens foram as que relataram maiores reduções ao nível da Hiperatividade dos seus/suas filhos/filhas. Relativamente à área de residência, embora a diferença não seja significativa, as famílias residentes em Meios Predominantemente Urbanos demonstraram uma maior redução ao nível da Hiperatividade, assim como a modalidade de aplicação mista (presencial e online) demonstrou ter menos efeitos na redução dos Problemas de Comportamento e aumento dos comportamentos Pró-Sociais. Discussão e conclusões: Este estudo demonstrou a eficácia do programa AIBP na melhoria dos problemas de comportamento e competências sociais das crianças, levando-nos a compreender a sua importância no contexto do projeto Adélia, que teve como objetivo a promoção da parentalidade positiva e, consequentemente, a promoção dos direitos das crianças.
Background: The Incredible Years Basic Parenting Program, developed by Carolyn Webster-Stratton, has been shown over the years to have a positive impact on children's behavior and social skills through changes in parenting styles and practices. Although the vast majority of existing research on the program highlights its effectiveness in contexts and with families and children of diverse characteristics, some of the characteristics of children, mothers, family and the program are seen as potential differential variables of the program's effects and, in this sense, in addition to being relevant to study its impact, it is also necessary to understand the effect of these same variables. Objectives: (i) To understand the impact of the AIBP program on children's behavior and social skills; (ii) To analyze the differential impact of variables related to the child, the mother, the family and the program. Method: The study focused on a sample of 93 children and their parents, who attended the AIBP program under the Adélia project, promoted by CNPDPCJ. This followed a longitudinal design, in which data were collected through the Strenghts and Difficulties Questionnaire (SDQ), administered before and after the intervention, in addition to a Sociodemographic questionnaire answered before starting the intervention. Results: The AIBP program demonstrated its effectiveness in significantly reducing Behavior Problems, Hyperactivity and Total Difficulties, as well as significantly increasing Pro-Social Behavior. Regarding the differential analyses, it was possible to understand that the sex of the child had an influence on the change in Behavior Problems, since male children showed a more significant reduction at this level than female children, as well as children who started the program at risk of developing behavior problems were those who increased the most at the level of Pro-Social Behavior. Also the age of the mother proved to be a potentially relevant variable, since younger mothers were the ones who reported the greatest reductions in the level of Hyperactivity of their children. Regarding the area of residence, although the difference is not significant, families living in Predominantly Urban Areas showed a greater reduction in Hyperactivity, as well as the mixed application modality (face-to-face and online) showed less effect on the reduction of Behavior Problems and increase in Pro-Social behaviors. Discussion and conclusions: This study demonstrated the effectiveness of the AIBP program on children's behavior and social skills, leading us to understand its importance in the context of the Adélia project, which aimed to promote positive parenting and, consequently, children's rights.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Sistémica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109029
Rights: embargoedAccess
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