Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109026
Title: Coparentalidade no pós-divórcio: Resultados do programa Crianças no Meio do Conflito
Other Titles: Coparenting after divorce: Results of the program Crianças no Meio do Conflito
Authors: Silva, Ana Catarina Martinho da
Orientador: Silva, Madalena Moutinho Alarcão
Gaspar, Maria Filomena Ribeiro Fonseca
Keywords: Coparentalidade; Conflito parental; Divórcio; Programa Crianças no Meio do Conflito; Projeto Adélia; Coparenting; Parental conflict; Divorce; Program Crianças no Meio do Conflito; Projeto Adélia
Issue Date: 26-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Coparentalidade no pós-divórcio: Resultados do programa Crianças no Meio do Conflito
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O divórcio acarreta várias consequências negativas que afetam a coparentalidade e as crianças, tornando-se importante a implementação de programas de educação parental que promovam a coparentalidade cooperante e a destriangulação das crianças. Este estudo teve como principal objetivo avaliar o impacto da aplicação do programa Crianças no Meio do Conflito, através da comparação dos resultados antes e após a participação no programa, relativamente à competência parental, ao exercício da coparentalidade, à acrimónia na coparentalidade e à mudança percebida no burnout parental. Avaliou-se, também, o possível efeito de variáveis sociodemográficas e de outras relacionadas com o divórcio e com a modalidade de aplicação do programa. Foi realizado um estudo exploratório, quantitativo, com uma amostra constituída por 53 pais/mães divorciados que participaram no programa em formato grupal, na modalidade online ou presencial, no âmbito do projeto Adélia. Os resultados indicam mudanças estatisticamente significativas no total da escala de acrimónia e em duas das suas subescalas: conflito com envolvimento da criança e impacto da relação na criança. Os pais/mães, na sua maioria, percecionaram uma redução no burnout parental. Quanto à análise diferencial verificou-se que o tipo de exercício das responsabilidades parentais foi a única variável com impacto significativo e apenas no impacto do conflito na relação com a criança, o que indica que o programa produz mudanças significativas nas variáveis indicadas independentemente de variáveis sociodemográficas dos pais (e.g., escolaridade), das relacionadas com o divórcio (e.g., existência ou não de conflito judicial) e da modalidade de aplicação do programa (presencial ou online).
Divorce brings several negative consequences that affect coparenting and children, making it important to implement parental education programs that promote cooperative coparenting and detriangulation of children. The main objective of this study was to evaluate the impact of the implementation of the program Crianças no Meio do Conflito by comparing the results before and after participation in the program, focusing on parental competence, coparenting practices, acrimony in coparenting, and perceived change in parental burnout. The possible effects of sociodemographic variables and other factors related to divorce and program implementation were also assessed. An exploratory quantitative study was conducted with a sample of 53 divorced fathers/mothers who participated in the program in group format, either online or in person, as part of the Projeto Adélia. The results indicate statistically significant changes in the total acrimony scale and two of its subscales: conflict involving the child and impact of the relationship on the child. The majority of fathers/mothers perceived a reduction in parental burnout. Regarding the differential analysis, it was found that the type of coparenting arrangement was the only variable with a significant impact, specifically on the impact of conflict on the parent-child relationship. This suggests that the program produces significant changes in the indicated variables regardless of parents' sociodemographic factors (e.g., education level), factors related to divorce (e.g., presence or absence of legal conflict), and the mode of program delivery (in-person or online).
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica Forense apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109026
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

177
checked on Oct 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons