Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/109022
Título: Exploring the association between adoptive parents’ attachment orientations and adoptees’ emotional and behavioral difficulties: The role of parents’ self-compassion and mindful parenting
Outros títulos: A associação entre as orientações de vinculação dos pais adotivos e as dificuldades emocionais e comportamentais das crianças adotadas: O papel mediador da autocompaixão e da parentalidade mindful dos pais adotivos
Autor: Rato, Maria Matilde Proença Paulo
Orientador: Canavarro, Maria Cristina Cruz Sousa Portocarrero
Pires, Raquel Sofia Antunes
Palavras-chave: adoção; pais adotivos; orientações de vinculação; autocompaixão; parentalidade mindful; child adoption; adoptive parents; attachment orientations; self-compassion; mindful parenting
Data: 20-Jul-2023
Título da revista, periódico, livro ou evento: Exploring the association between adoptive parents’ attachment orientations and adoptees’ emotional and behavioral difficulties: The role of parents’ self-compassion and mindful parenting
Local de edição ou do evento: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Resumo: Enquadramento. Embora a parentalidade adotiva pareça contribuir positivamente para o desenvolvimento emocional e comportamental das crianças adotadas, pouca investigação se tem debruçado sobre os mecanismos através dos quais os pais adotivos podem impactar o percurso desenvolvimental dos seus filhos. Embora tenha sido demonstrado que o bem-estar emocional das crianças se associa com as orientações de vinculação dos pais, a autocompaixão e a parentalidade mindful, a literatura sobre estas questões continua a ser escassa ou inexistente na área da adoção. Objetivos. O presente estudo teve como principais objetivos: (1) explorar a associação entre as orientações de vinculação dos pais adotivos e as dificuldades emocionais e comportamentais das crianças adotadas, examinando o papel mediador da autocompaixão e da parentalidade mindful dos pais adotivos nesta associação; e (2) explorar se, e em que medida, estas associações diferem daquelas observadas em famílias não adotivas. Método. Este estudo, de desenho transversal e utilizando amostragem de conveniência, incluiu uma amostra de pais adotivos (n = 400) e de pais não adotivos (n = 333) de crianças com idades compreendidas entre os 2 e 17 anos, recolhida online por meio de questionários de autorresposta. Resultados. Através de modelos de mediação sequencial, verificou-se que as orientações de vinculação evitante e ansiosa dos pais adotivos se associaram às dificuldades emocionais e comportamentais das crianças adotadas; estas associações mostraram ser sequencialmente mediadas pela autocompaixão e parentalidade mindful. As análises de mediação mostraram também que a vinculação ansiosa dos pais adotivos se associou às dificuldades emocionais e comportamentais das crianças adotadas somente através da parentalidade mindful. Através de análises de mediação moderada, a associação entre a vinculação ansiosa e as dificuldades emocionais e comportamentais das crianças, por meio da autocompaixão e da parentalidade mindful, mostrou ser significativamente moderada pelo tipo de família. Conclusões. Estes resultados contribuem para uma melhor compreensão do papel que os pais adotivos podem ter nas dificuldades emocionais e comportamentais das crianças adotadas, destacando a importância dos seus níveis de autocompaixão e parentalidade mindful neste processo; acrescentam novas informações para o planeamento de intervenções terapêuticas pós-adoção destinadas a promover uma relação positiva entre os pais adotivos e os seus filhos e, consequentemente, fomentar o bem-estar de famílias desafiadas pelas circunstâncias da adoção.
Background. Although adoptive parenthood appears to positively contribute to adopted children’s emotional and behavioral development, little research has been done on the mechanisms through which such parents may impact the developmental pathways of their children. While it has been shown that children’s emotional well-being is associated with parental attachment orientations, self-compassion and mindful parenting, the literature regarding these issues in the adoption field remains scarce or nonexistent. Objectives. This study aimed (1) to explore the association between adoptive parents’ attachment orientations and adoptees’ emotional and behavioral difficulties while examining the mediating role of adoptive parents’ self-compassion and mindful parenting in this relationship and (2) to explore the extent to which the above-mentioned associations differ from those observed in non-adoptive families. Method. Using convenience sampling and a cross-sectional study design, a sample of adoptive parents (n = 400) and non-adoptive parents (n = 333) of children aged between 2 and 17 years old was collected through an online self-report survey. Results. Serial mediation models showed that adoptive parents’ attachment-related avoidance and attachment-related anxiety were associated with adoptees’ emotional and behavioral difficulties; these relationships were found to be serially mediated by self-compassion and mindful parenting. Mediation analyses also showed that adoptive parents’ attachment-related anxiety was associated with adoptees’ emotional and behavioral difficulties through mindful parenting alone. Moderated mediation analyses suggested that the association between parents’ attachment anxiety and children’s emotional and behavioral difficulties through self-compassion and mindful parenting was significantly moderated by the type of family. Conclusions. These findings contribute to a better understanding of the role adoptive parents might have on adoptees’ postplacement emotional and behavioral difficulties, highlighting the importance of their levels of self-compassion and mindful parenting; they add new information for planning post-adoption therapeutic services aimed to foster a positive adoptive parent-child relationship and, thus, the wellbeing of families challenged by adoption circumstances.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109022
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado

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