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Title: Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
Other Titles: Development and validation of the Shame Experiences related to School Performance Scales in a sample of Portuguese university students
Authors: Matos, Rute Isabel de Jesus
Orientador: Salvador, Maria do Céu Teixeira
Keywords: experiências de vergonha; desempenho escolar; avaliação; análise fatorial; características psicométricas; shame experiences; school performance; assessment; factor analysis; psychometric properties
Issue Date: 20-Jul-2023
Serial title, monograph or event: Desenvolvimento e validação das Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar numa amostra de estudantes universitários portugueses
Place of publication or event: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Abstract: O desempenho escolar tem-se tornado cada vez mais valorizado, o que pode explicar a elevada prevalência da ansiedade aos testes. Sendo este desempenho um exemplo do estatuto e posição dos/as estudantes, que pode influenciar a aceitação por parte dos outros, experiências e sentimentos de vergonha podem surgir neste contexto, tornando importante avaliar experiências de vergonha relativamente ao desempenho escolar. Dada a não existência de um instrumento psicométrico que avaliasse este construto, o presente estudo teve como objetivo desenvolver e validar as Escalas de Experiências de Vergonha relacionadas com o Desempenho Escolar (EEVDE), composta por três escalas – Pais/Familiares, Professores/Explicadores/as e Colegas/Amigos/as – e com duas subescalas cada – Frequência e Intensidade. O seu desenvolvimento baseou-se na revisão da literatura, experiência clínica, e feedback de especialistas e de estudantes universitários. Participaram no estudo 405 estudantes universitários portugueses (18 a 57 anos), que preencheram um conjunto de questionários de autorresposta. Após refinamento dos itens, a análise fatorial exploratória revelou uma estrutura unifatorial em cada EEVDE, e todas demonstraram excelente consistência interna, estabilidade temporal, validade discriminante e validade convergente com medidas de vergonha, ansiedade aos testes e sintomatologia psicopatológica. Os homens apresentaram pontuações significativamente mais elevadas em algumas subescalas, embora o tamanho do efeito tenha sido pequeno. As EEVDE mostraram ser uma medida robusta e confiável, permitindo avaliar as experiências de vergonha relacionadas com o desempenho escolar e podendo contribuir para o trabalho clínico e investigação sobre o funcionamento psicológico humano.
School performance has become increasingly valued, which might explain the high prevalence of test anxiety. As school performance is an example of students’ status and position, which can influence acceptance by others, experiences and feelings of shame may arise in this context, which makes it important to evaluate shame experiences related to school performance. As there was no psychometric instrument to assess this construct, the present study aimed to develop and validate the Shame Experiences related to School Performance Scales (SESPS), composed of three scales – Parents/Family, Teachers/Tutors and Colleagues/Friends – with two subscales each – Frequency and Intensity. Its development was based on literature review, clinical experience, and feedback from experts and university students. Four hundred and five Portuguese university students (18 to 57 years old) completed several self-report questionnaires. After selecting the items, an exploratory factor analysis revealed an unifactorial structure in each SESPS, with excellent internal consistency, temporal stability, discriminant validity, and convergent validity with measures of shame, test anxiety and psychopathological symptomatology. Men scored significantly higher on some subscales, although with a small effect size. The SESPS proved to be robust and reliable measures, allowing the evaluation of shame experiences related to school performance and contributing to clinical work and research on human psychological functioning.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenções Cognitivo-Comportamentais em Psicologia Clínica e da Saúde apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109021
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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