Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/109018
Title: Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
Other Titles: Platform Design for Intercultural Education
Authors: Gandra, Maria Cristina Calacio
Orientador: Figueira, Ana Paula Mendes Correia Couceiro
Keywords: Educação Intercultural; Inclusão Social; Redução Desigualdades; Intercultural Education; Social Inclusion; Reduce Inequalities
Issue Date: 2-Jun-2023
metadata.degois.publication.title: Desenho de Plataforma para Educação Intercultural
metadata.degois.publication.location: Coimbra - Portugal
Abstract: Este Trabalho de Projeto tem como objetivo o desenho de uma plataforma de educação inclusiva e intercultural a chamar-se Projeto Social Escola Olodum: Educação Intercultural. A finalidade da plataforma é disponibilizar recursos didáticos já produzidos para formar e disseminar conhecimento sobre educação intercultural para o universo dos profissionais da área educacional e para a comunidade, em geral. O desenho da plataforma visa atender um carecimento específico da organização Olodum, a partir das suas necessidades locais e urgência em estabelecer diálogos na construção de estratégias aliadas às ferramentas digitais e transferência do conhecimento. A proposta do trabalho também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visa assegurar uma educação de qualidade e inclusiva ao impulsionar um conjunto de oportunidades no processo de aprendizagem ao longo da vida. No Brasil, Salvador, é urgente criar ferramentas e didáticas que visam apoiar professores e gestores de escolas, visto a enorme desigualdade no aspecto educacional entre homens brancos e negros. Neste trabalho, é abordado o cenário do ensino brasileiro e as demandas de novos formatos e modelos educativos, com viés na educação para as relações étnicorraciais e nos processos de ensino da história e também das cultura afro-brasileira e africanas. Também apresenta todas as etapas do desenho da plataforma, mostrando como ela propõe promover o conhecimento sobre a educação intercultural, ao disponibilizar poderosos recursos, em diversos formatos (vídeos, textos, jogos, oficinas, cursos online) e, assim, atrair todos, na busca pelo conhecimento e diversidade humana.
This Project Work aims to design an inclusive and intercultural education platform to be called Projeto Social Escola Olodum: Educação Intercultural. The purpose of the platform is to provide didactic resources already produced to form and disseminate knowledge about intercultural education for the universe of professionals in the educational area and the community in general. The platform's design aims to meet a specific need of the Olodum organization based on its local needs and the urgency to establish dialogues in the construction of strategies combined with digital tools and knowledge transfer. The work proposal also meets the Sustainable Development Goals (SDGs), which aims to ensure quality and inclusive education by boosting a set of opportunities in the lifelong learning process. In Brazil, Salvador it is urgent to create tools and didactics that aim to support teachers and school managers, given the enormous inequality in the educational aspect between white and black men. This work addresses the scenario of Brazilian education and the demands for new formats and educational models with a bias towards the education of ethnic-racial relations and the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture. It also presents all stages of the platform design and how it proposes to promote knowledge about intercultural education by making powerful resources available in different formats; videos, texts, games, workshops, online courses and thus attract everyone in the search for knowledge and human diversity.
Description: Trabalho de Projeto do Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
URI: https://hdl.handle.net/10316/109018
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons