Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108942
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Daniela-
dc.contributor.authorXavier Jorge, João-
dc.contributor.authorTeixeira, António-
dc.contributor.authorRibeiro, Carlos-
dc.contributor.authorPaiva, António-
dc.date.accessioned2023-09-26T08:43:33Z-
dc.date.available2023-09-26T08:43:33Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1646-0758pt
dc.identifier.issn0870-399Xpt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/108942-
dc.description.abstractIntrodução: As crianças com surdez neurossensorial severa a profunda podem adquirir vocabulário e estruturas sintácticas para comunicarem pela linguagem oral, após implante coclear. Objectivo: Identificar as capacidades linguísticas em crianças, com implante coclear. Material e Métodos: Estudou-se a linguagem oral em 18 crianças, entre nove e 10 anos, com surdez neurossensorial profunda bilateral congénita, com implante coclear, avaliadas com a Grelha de Observação da Linguagem-Nível Escolar. As pontuações obtidas foram comparadas com as das crianças normo-ouvintes com igual idade auditiva. Resultados: As pontuações nas estruturas linguísticas estudadas, crianças implantadas vs. padrão das normo-ouvintes foram: fonologia 29,44 ± 8,4 vs. 29,68 ± 5,90, p = 0,91; semântica 18,55 ± 8,89 vs. 19,20 ± 4,85, p = 0,76; morfossintaxe 21,89 ± 12,85 vs. 26,35 ± 10,36, p = 0,159. Nas provas da estrutura semântica, não se registaram diferenças estatisticamente significativas. Na morfossintaxe, a diferença foi estatisticamente significativa na derivação das palavras, 2,83 ± 2,81 vs. 4,65 ± 1,64, p = 0,014. Na fonologia, verificou-se diferença significativa, na prova de discriminação de pseudopalavras, 6,6 ± 2,8 vs. 8,37 ± 2,32, p = 0,023. Na segmentação silábica, as crianças implantadas tiveram uma pontuação significativamente superior ao padrão 8,56 ± 1,6 vs. 5,9 ± 1,58, p < 0,001. Discussão: A semelhança das pontuações obtidas pelas crianças com implante coclear em relação ao padrão nas componentes linguísticas estudadas, confirma que o implante coclear promove o desenvolvimento da linguagem verbal oral nas crianças com surdez congénita. Conclusão: As crianças implantadas obtiveram ganhos de linguagem similares às normo-ouvintes com igual idade auditiva.pt
dc.description.abstractIntroduction: Children with severe to profound sensorineural deafness can acquire vocabulary and syntactic structures to communicate by oral language, after cochlear implant. Aim: Identify the linguistic skills of children with cochlear implant. Material and Methods: Eighteen children of both gender, between 9 and 10 years, with congenital bilateral deafness, using cochlear implant, were studied. The evaluation instrument used was Observation Chart of Language-School Level. The results were compared with standard of normal-hearing children with the same hearing age. Results: The scores registered in the linguistics structures studied, comparing implanted children and standard, was: phonology, 29.44 ± 8.4 vs. 29.68 ± 5.90, p = 0.91; semantics, 18.55 ± 8.89 vs. 19.20 ± 4.85, p = 0.76; morpho-syntax 21.89 ± 12.85 vs. 26.35 ± 10.36, p = 0.159. Regarding the tests of semantics, there was no significant difference. Concerning the tests of morpho-syntactic structure, the difference was significant in the derivation of words, 2.83 ± 2.81 vs. 4.65 ± 1.64, p = 0.014. In the phonology, a significant difference was found comparing implanted children and standard, in the discrimination of pseudo words, 6.6 ± 2.8 vs. 8.37 ± 2.32, p = 0.023. However, in syllabic segmentation, implanted children had a mean score 8.56 ± 1.6 significantly higher than standard, 5.9 ± 1.58, p < 0.001. Discussion: The similarity of the scores obtained by children with cochlear implants with the standard, in the language components studied confirms that cochlear implant promotes the development of oral verbal language in children with congenital deafness. Conclusions: Implanted children had acquired language skills similar to normal-hearing children with the same hearing age.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherOrdem dos Medicospt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectAcústica da Falapt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectDesenvolvimento da Linguagempt
dc.subjectImplantes Coclearspt
dc.subjectPercepção da Falapt
dc.subjectPerda Auditiva Neurossensorialpt
dc.subjectChildpt
dc.subjectCochlear Implantspt
dc.subjectHearing Loss, Sensorineuralpt
dc.subjectLanguage Developmentpt
dc.subjectSpeech Acousticspt
dc.subjectSpeech Perceptionpt
dc.titleO Impacto do Implante Coclear na Linguagem Oral das Crianças com Surdez Congénitapt
dc.title.alternativeThe impact of cochlear implant in the oral language of children with congenital deafnesspt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage442pt
degois.publication.lastPage447pt
degois.publication.issue4pt
degois.publication.titleActa Medica Portuguesapt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.20344/amp.5997pt
degois.publication.volume28pt
dc.date.embargo2015-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypearticle-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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