Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108896
Title: Variações espaciais e desigualdades regionais no indicador de mortalidade infantil do estado de Minas Gerais, Brasil
Other Titles: Spatial variations and regional inequalities in infant mortality in the state of Minas Gerais, Brazil
Authors: Faria, Rivaldo
Santana, Paula 
Keywords: Mortalidade Infantil; Desigualdades em Saúde; Pré-natal; Análise Espacial. Básico; Agricultura Familiar; Infant Mortality; Health Inequalities; Prenatal Care; Spatial Analysis.
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade de Sao Paulo
Serial title, monograph or event: Saude e Sociedade
Volume: 25
Issue: 3
Abstract: O objetivo deste estudo é analisar as variações espaciais e as desigualdades regionais no indicador de mortalidade infantil do estado de Minas Gerais, Brasil. O estudo foi feito considerando os municípios desse estado no período de 2003 a 2012 e tendo em vista a seleção de três dimensões operativas de análise: taxa de mortalidade infantil (TMI) e proporção da população atendida nas Equipes Saúde da Família (PCSF); TMI e proporção de nascidos vivos sem acompanhamento pré-natal (PNVSPN); TMI e Índice de Privação Material (IPM). Os dados foram coletados em fontes secundárias oficiais, modelados em Sistema de Informação Geográfica e analisados com recursos da estatística espacial descritiva e bayesiana. Os resultados indicaram redução das TMI em Minas Gerais, mas ainda persistem acentuadas desigualdades regionais, com taxas elevadas nos municípios com elevados IPM e PNVSPN. Observa-se, pois, a necessidade de ampliação e qualificação do acesso ao pré-natal e intervenções no contexto regional em setores nem sempre ligados ao sistema de saúde, mas que são fundamentais para redução da mortalidade infantil.
URI: https://hdl.handle.net/10316/108896
ISSN: 0104-1290
DOI: 10.1590/s0104-12902016147609
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEGOT - Artigos em Revistas Internacionais

Show full item record

Page view(s)

54
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

37
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons