Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/108440
Title: O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
Other Titles: The Role of Gender Equality in Philosophy Teaching
Authors: Nunes, Margarida de Ochôa
Orientador: Sá, Alexandre Guilherme Barroso Matos Franco
Rodrigues, Elsa Margarida da Silva
Keywords: Ensino; Filósofas; Género; Igualdade; Mulheres; Education; Equality; Gender; Philosophers; Women
Issue Date: 25-Jul-2023
Serial title, monograph or event: O Papel Da Igualdade De Género No Ensino Da Filosofia
Place of publication or event: Escola Secundária de Camões - Lisboa
Abstract: O texto que se apresenta neste documento reporta ao período de estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, entre setembro de 2022 e maio de 2023, referente ao curso de 2º ciclo de Formação de Professores de Filosofia no Ensino Secundário. A primeira parte do relatório poderá ser encarada como um primeiro momento, sendo este apenas teórico, e percorre cronológica e tematicamente a evolução das distintas atividades letivas e extra letivas. A segunda parte corresponde ao momento empírico e prático da experiência de estágio, em que o principal objetivo consiste em demonstrar a insuficiência da representação de mulheres, Filósofas e não só, no Programa de Filosofia e nos manuais escolares. Apesar de menosprezadas e ocultas, existiram (e existem) inúmeras Filósofas extremamente importantes para a Filosofia. O presente trabalho surge então com o principal propósito de restituir o papel devido e merecido às mulheres, permitindo ao mesmo tempo elucidar o possível impacto que a ausência de mulheres na Filosofia causa no ensino. Pretende-se ainda demonstrar de que forma esta ausência poderá refletir-se no modo como os alunos encaram a diferença de género e a importância das mulheres na Filosofia, na Ciência e na Arte.Tendo em conta o tópico selecionado, a bibliografia utilizada para a investigação teórica realizada neste relatório é bastante abrangente. As principais obras utilizadas para esta pesquisa foram As mulheres na Filosofia e Também há Mulheres Filósofas, de Maria Luísa Ribeiro Ferreira E Uma Vindicação dos Direitos da Mulher, de Mary Wollstonecraft. As restantes obras secundárias Emílio ou da Educação, de Jean-Jacques Rousseau e Geração dos Animais, de Aristóteles, permitiram adquirir uma visão oposta das obras já mencionadas.
The text presented in this document reports to the period of pedagogical internship, held at Escola Secundária de Camões, in Lisbon, between September 2022 and May 2023, referring to the 2nd cycle of Philosophy Teacher Training in Secondary Education. The first part of this report can be regarded as a first section, which is only theoretical, and covers both chronologically and thematically the evolution of the different activities held, both teaching and extra-curricular. The second part corresponds to the empirical and practical moment of the internship experience, in which the main objective was to demonstrate the insufficient representation of women, philosophers, and others, in the Philosophy Program and in school manuals. Despite being overlooked and hidden, there were (and still are) countless female philosophers who are extremely important to Philosophy. The present report has the primary purpose of restoring the role that women deserve, and, consequently, to elucidate the possible impact that the absence of women in Philosophy causes in teaching. It is also intended to demonstrate how this can be reflected in how students face gender differences and the importance (or lack thereof) of women in Philosophy, Science, and Art.Due to the selected topic, the bibliography used for the theoretical investigation carried out in this report is quite comprehensive. The main works used for this research consisted of the following: As mulheres na Filosofia e Também há Mulheres Filósofas, by Maria Luísa Ribeiro Ferreira, and A Vindication Of Women's Rights, by Mary Wollstonecraft. The remaining secondary works Emilio or on Education, by Jean-Jacques Rousseau, and Generation of Animals, by Aristotle, enabled an opposite view of the works already mentioned.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/108440
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
MargaridaNunes_versaofinal.pdf39.55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

123
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons