Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/108357
Título: | Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem | Outros títulos: | Accessibility in virtual learning environments | Autor: | Luís, Carlos Rocha, Álvaro Marcelino, Maria José |
Palavras-chave: | Acessibilidade; ambientes virtuais de aprendizagem; Moodle; Accessibility; virtual learning environments; Moodle | Data: | 2017 | Editora: | Associacao Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao (AISTI) | Título da revista, periódico, livro ou evento: | RISTI - Revista Iberica de Sistemas e Tecnologias de Informacao | Volume: | 25 | Resumo: | As revoluções tecnológicas e o uso alargado das Tecnologias de
Informação e Comunicação têm estimulado a criação de ambientes virtuais de
aprendizagem, complementares a todo o processo ensino/aprendizagem. Com este
trabalho pretende-se identificar, analisar e descrever alguns métodos existentes
para melhorar a acessibilidade dos ambientes virtuais de aprendizagem. Para isso
procedeu-se a uma revisão sistemática da literatura sobre acessibilidade nestes
ambientes, entre 2010 e 2016, efetuando uma pesquisa em diversas bases de dados
de publicações científicas. A combinação de vários métodos com base em padrões e
normas é decisiva para apoiar serviços personalizados de ensino/aprendizagem. Por
outro lado, o “Universal Design for Learning” e o “Universal Design of Instruction,”
fornecem um conjunto de princípios e estratégias que procuram reduzir as barreiras
e criar modelos facilitadores de ensino/aprendizagem com este propósito. Ainda a
integração de práticas pedagógicas inclusivas com recursos tecnológicos adequados
permite criar ambientes virtuais de aprendizagem acessíveis. Technological revolutions and the widespread use of Information and Communications Technologies have stimulated the creation of virtual learning environments complementary to the teaching/learning process. The main objective of this paper is to identify, analyse and describe existing methods to improve the accessibility of virtual learning environments. To achieve this goal, a systematic review of the literature on accessibility and virtual learning environments was carried out, between 2010 and 2016, using diverse databases of scientific publications. The combination of various methods based on standards and norms is critical to support personalized teaching/learning services. On the other hand, Universal Design for Learning and the Universal Design of Instruction provide a set of principles and strategies that seek to reduce barriers and create facilitating models of teaching / learning for this purpose. Also, the integration of inclusive pedagogical practices with adequate technological resources allows the creation of accessible virtual learning environments. |
URI: | https://hdl.handle.net/10316/108357 | ISSN: | 16469895 | DOI: | 10.17013/risti.25.54-65 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FCTUC Eng.Informática - Artigos em Revistas Internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Accessibility-in-virtual-learning-environmentsRISTI--Revista-Iberica-de-Sistemas-e-Tecnologias-de-Informacao.pdf | 656.86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
114
Visto em 9/out/2024
Downloads
82
Visto em 9/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Este registo está protegido por Licença Creative Commons