Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/107906
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
dc.contributor.authorPereira, Bruno Filipe dos Santos-
dc.date.accessioned2023-08-02T22:03:13Z-
dc.date.available2023-08-02T22:03:13Z-
dc.date.issued2023-07-17-
dc.date.submitted2023-08-02-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/107906-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologiapt
dc.description.abstractFace ao contexto económico atual, têm vindo a ser observadas inúmeras mudanças a nível industrial. O lean entende-se como uma filosofia de melhoria contínua que se aplica essencialmente no meio industrial. As organizações têm descoberto que a implementação das ferramentas lean resulta na melhoria dos processos produtivos, identificação e eliminação de desperdícios, redução de custos e diminuição nos prazos de entrega ao cliente. No entanto, uma transformação lean bem-sucedida depende do envolvimento ativo de todos os membros da organização, desde os operadores até à direção executiva. A formação dos colaboradores é parte integrante de um esforço de implementação da filosofia lean.No contexto da presente dissertação, foi desenvolvida uma análise estatística, em colaboração com uma empresa que opera no setor aeronáutico, tendo como principal objetivo, perceber o impacto das formações lean na aprendizagem dos colaboradores. Adicionalmente, foram analisadas as crenças de autoeficácia, a motivação e o enjoyment, de forma a perceber se o comportamento destes construtos afeta a aprendizagem dos participantes. O segundo objetivo deste estudo foi determinar se as diferenças no conhecimento pré-adquirido resultam em diferentes valores de aprendizagem, crenças de autoeficácia e atitudes. Por último, foi explorado o impacto das formações, no que diz respeito aos níveis de envolvimento e de exaustão dos colaboradores. Os principais resultados deste estudo demonstram que a frequência das formações permite melhorar significativamente o nível de conhecimento lean dos inquiridos. É ainda possível verificar que existe uma relação significativa entre as crenças de autoeficácia e a motivação dos colaboradores, que por sua vez, impacta positivamente a aprendizagem dos mesmos. Além disso, depois de passarem pela formação, os colaboradores sentem-se menos exaustos e mais envolvidos no seu trabalho. Com base nestes resultados, as empresas devem considerar formações lean que despertem a curiosidade dos colaboradores, através da utilização de métodos de ensino não tradicionais, e as crenças de autoeficácia, como fatores mediadores para a transmissão de conhecimentos relacionados com a filosofia lean.pt
dc.description.abstractGiven the current economic context, numerous changes have been observed at the industrial level. Lean is understood as a philosophy of continuous improvement that applies essentially in the industrial environment. Organizations have discovered that the implementation of lean tools results in the improvement of production processes, identification and elimination of waste, cost reduction and reduction in delivery times to the customer. However, a successful lean transformation depends on the active involvement of all members of the organization, from operators to executive management. Employee training is an integral part of an effort to implement the lean philosophy.In the context of this dissertation, a statistical analysis was developed, in collaboration with a company that operates in the aeronautical sector, with the main objective of understanding the impact of lean training on employee learning. Additionally, self-efficacy beliefs, motivation and enjoyment were analyzed to understand whether the behavior of these constructs affects the participants' learning. The second objective of this study was to determine whether differences in pre-acquired knowledge result in different learning values, self-efficacy beliefs and attitudes. Finally, the impact of training was explored, regarding the levels of involvement and exhaustion of employees.The main results of this study show that the frequency of training allows significantly improving the level of lean knowledge of respondents. It is also possible to verify that there is a significant relationship between self-efficacy beliefs and employee motivation, which, in turn, positively impacts their learning. In addition, after undergoing training, employees feel less exhausted and more involved in their work. Based on these results, companies should consider lean training that arouses the curiosity of employees, using non-traditional teaching methods, and self-efficacy beliefs, as mediating factors for the transmission of knowledge related to the lean philosophy.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt
dc.subjectPensamento Leanpt
dc.subjectFormação Leanpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectCrenças de Autoeficáciapt
dc.subjectMotivaçãopt
dc.subjectLean Thinkingpt
dc.subjectLean Trainingpt
dc.subjectLearningpt
dc.subjectSelf-efficacy Beliefspt
dc.subjectMotivationpt
dc.titleO impacto da introdução de formações lean na aprendizagem dos colaboradores de uma organização do setor aeronáuticopt
dc.title.alternativeThe impact of introducing lean training on the learning of employees in an organization in the aeronautical sectorpt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Mecânicapt
degois.publication.titleO impacto da introdução de formações lean na aprendizagem dos colaboradores de uma organização do setor aeronáuticopor
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2023-07-17*
dc.identifier.tid203338650pt
thesis.degree.disciplineCiências de Engenharia Mecânica-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia e Gestão Industrialpt
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Mecânica-
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPereira, Bruno Filipe dos Santos::0009-0008-2623-4872-
uc.degree.classification19-
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.degree.presidentejuriFernandes, Aldora Gabriela Gomes-
uc.degree.elementojuriSilva, Cristóvão-
uc.degree.elementojuriFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes-
uc.contributor.advisorFerreira, Luís Miguel Domingues Fernandes::0000-0003-0459-0020-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-0459-0020-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File SizeFormat
Dissertação - Bruno Pereira - MEGI.pdf21.24 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

127
checked on Oct 16, 2024

Download(s)

138
checked on Oct 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons