Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10682
Title: Estudo da Competência Física, da Identidade Atlética, da Auto-estima em Atletas com Deficiência Motora
Authors: Domingues, Renata Consentino 
Orientador: Ferreira, José Pedro Leitão
Campos, Maria João
Keywords: Deficiência motora; Auto-estima; Aptidão física; Populações especiais
Issue Date: 2008
Abstract: Ao realizar o presente estudo pretende-se verificar de que forma a prática de actividade física e desportiva influencia a pessoa portadora de deficiência motora sobre sua autopercepção (competência física, identidade atlética, auto-estima e autopercepção do domínio físico), bem como procurar explicar outras variáveis, tais como o género, a faixa etária e a frequência desportiva; susceptíveis de mostrar diferenças significativas e coerente de alguma diversidade de opiniões. A amostra foi composta por 35 indivíduos (N=35), dos quais 18 são do gênero masculino e 17 do género feminino. As idades da amostra estão compreendidas entre os 14 e 54 anos de idade, sendo todos eles portadores de deficiência motora. A recolha dos dados foi efectuada em Leiria, no Centro Desportivo da Macieira. Para esta investigação, foram necessários instrumentos de medidas (questionários) com testes e escalas, de modo a conseguir identificar o nível de auto percepção geral da população portadora de deficiência motora. Para avaliar a Auto estima foi utilizada a escala Rosenberg Self-Esteem Scale (1965), para avaliar a Capacidade Física Percebida utilizou-se o instrumento Physical Self-Efficacy Scale: Sub-escala Perceived Physical Ability, enquanto que a Identidade Atlética e Auto-Percepção Física foram utilizadas as escalas Athletic Identity Measurement Scale e PSPPp respectivamente.
URI: https://hdl.handle.net/10316/10682
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Show full item record

Page view(s) 50

447
checked on Apr 9, 2024

Download(s) 50

563
checked on Apr 9, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.