Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10671
Title: Identificação das Actividades Lúdicas de Recreio
Authors: Oliveira, Óscar Filipe Capela Madaíl de 
Orientador: Araújo, Paulo Coêlho de
Jaqueira, Ana Rosa
Keywords: Crianças; Jogos; Recreação; Actividades lúdicas; Escolas do ensino básico 1º ciclo
Issue Date: 2008
Abstract: O estudo por nós realizado com o tema “Identificação das actividades lúdicas de recreio nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico”, apresentou-se com os objectivos de, identificar as actividades lúdicas realizadas pelos alunos durante o recreio escolar; identificar as actividades em função do género e em função das suas interacções; e identificar as actividades realizadas pelos alunos nos seus tempos livres fora da escola. Este trabalho de investigação encontrou-se delimitado a duas escolas, situadas nas localidades de Verdemilho e Bonsucesso, pertencentes ao concelho de Aveiro, envolvendo 4 crianças de cada género em ambas as escolas, perfazendo um total de 16 crianças para a aplicação das entrevistas. As técnicas utilizadas para a recolha dos dados foram, a entrevista semi-estruturada, a qual inclui questões sobre as actividades lúdicas praticadas pelas crianças no recreio, em casa e na rua; e a observação directa das acções de recreio, para a qual elaborámos uma grelha de registo. A informação recolhida foi tratada através de análise de conteúdo, tendo-se elaborado tabelas estruturadas por categorias e subcategorias, para facilitar a leitura dos dados, de acordo com os nossos objectivos. Como principais conclusões deste estudo verificámos, os jogos e brincadeiras mais enumeradas pelos alunos de ambas as escolas foram, as apanhadas (toca e foge; gelo), as escondidas e o saltar à corda, para as raparigas; e nos rapazes, o jogo de futebol foi a actividade mais vezes mencionada, seguindose as apanhadas (toca e foge; gelo). No entanto a brincadeira com bola de basquetebol, foi também uma das mais referidas, mas unicamente na escola do Bonsucesso. Contudo também apareceram actividades praticadas exclusivamente na escola de Verdemilho, tais como, as brincadeiras cantadas de mãos (dominó; e branca de neve); corda queimada; roda cantada (cegonha; e poqui) e o salto ao eixo. Em relação à prática realizada em interacção entre os dois géneros, verificou-se 47,4% na escola de Verdemilho, e 30% na escola do Bonsucesso. Já quanto às actividades lúdicas realizadas em casa, conclui-se que as raparigas deram maior preferência aos jogos de computador; às brincadeiras mães e filhas; ao andar de bicicleta; às professoras e ao andar de patins; e os rapazes aos jogos da playstation; do computador; das práticas com bola de futebol; das escondidas e do andar de bicicleta. Para finalizar, e em relação às actividades lúdicas realizadas na rua, podemos concluir que as brincadeiras mais nomeadas pelas raparigas foram, o andar de bicicleta, o andar de patins, o brincar com a trotineta e com a bola de futebol; e para os rapazes foram, o andar de bicicleta e o brincar com a bola de futebol, sendo estas as únicas brincadeiras enumeradas.
Description: Disponível em suporte de papel na Biblioteca da FCDEF/UC
URI: https://hdl.handle.net/10316/10671
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ficheiro temporário.pdf11.47 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

772
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

119
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.