Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10636
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Paulo Coêlho de-
dc.contributor.advisorJaqueira, Ana Rosa Fachardo-
dc.contributor.authorRamos, Sérgio Gonçalo-
dc.date.accessioned2009-07-10T13:55:49Z-
dc.date.available2009-07-10T13:55:49Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationRAMOS, Sérgio Gonçalo - Identificação e análise das práticas lúdicas nos recreios escolares : jogos, brinquedos e brincadeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico na freguesia de São Silvestre. Coimbra : [s.n.], 2008. Dissertação de licenciatura. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/10636-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/10636-
dc.descriptionDissertação de licenciatura em ciências do desporto, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbraen_US
dc.description.abstractEste trabalho teve como objectivo identificar e descrever os jogos, brinquedos e brincadeiras nos espaços de recreio das escolas, mediante observação e entrevistas com crianças entre os 6 e 9 anos, pertencentes a uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da região de Coimbra. O estudo, numa primeira fase, durante as observações teve como população da amostra de 39 crianças e numa segunda fase, aquando das entrevistas, a mostra era constituída por 6 alunos da Escola EB1 de Bairro Azul – São Silvestre. Adoptou-se uma pesquisa qualitativa com a realização de algumas observações e posteriormente a aplicação de um questionário de entrevista semidirecta, com questões relacionadas com a caracterização pessoal e com a identificação dos jogos, brinquedos e brincadeiras praticadas durante o tempo de recreio escolar e nos seus tempos livres. Com os dados recolhidos, procedeu-se à sua análise do conteúdo, para procedermos à sua categorização e classificação, de forma a simplificar a interpretação dos dados adquiridos e atingir os objectivos propostos. Como resultados, obtivemos uma enorme variedade de jogos, brinquedos e brincadeiras, sendo estes aprendidos essencialmente com os amigos, professores e praticados em quer em espaços do recreio escolar, quer nos seus tempos livres, em casa e na rua. Verificámos ainda que em comparação com os seus tempos livres, as crianças, realizam mais algumas actividades lúdicas, sobretudo devido ao facto de possuírem uma boa diversidade de brinquedos e equipamentos para as realizarem.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectCriançasen_US
dc.subjectJogosen_US
dc.subjectPrática lúdicaen_US
dc.subjectEscolas do ensino básicoen_US
dc.subjectRecreios escolaresen_US
dc.subjectRecreaçãoen_US
dc.titleIdentificação e Análise das Práticas Lúdicas nos Recreios Escolares: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico na Freguesia de São Silvestreen_US
dc.typebachelorThesisen_US
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypebachelorThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0993-3101-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5898-3965-
Appears in Collections:FCDEF - Vários
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sergio Ramos_2008.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.