Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/10636
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Paulo Coêlho de-
dc.contributor.advisorJaqueira, Ana Rosa Fachardo-
dc.contributor.authorRamos, Sérgio Gonçalo-
dc.date.accessioned2009-07-10T13:55:49Z-
dc.date.available2009-07-10T13:55:49Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationRAMOS, Sérgio Gonçalo - Identificação e análise das práticas lúdicas nos recreios escolares : jogos, brinquedos e brincadeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico na freguesia de São Silvestre. Coimbra : [s.n.], 2008. Dissertação de licenciatura. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/10636-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/10636-
dc.descriptionDissertação de licenciatura em ciências do desporto, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbraen_US
dc.description.abstractEste trabalho teve como objectivo identificar e descrever os jogos, brinquedos e brincadeiras nos espaços de recreio das escolas, mediante observação e entrevistas com crianças entre os 6 e 9 anos, pertencentes a uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da região de Coimbra. O estudo, numa primeira fase, durante as observações teve como população da amostra de 39 crianças e numa segunda fase, aquando das entrevistas, a mostra era constituída por 6 alunos da Escola EB1 de Bairro Azul – São Silvestre. Adoptou-se uma pesquisa qualitativa com a realização de algumas observações e posteriormente a aplicação de um questionário de entrevista semidirecta, com questões relacionadas com a caracterização pessoal e com a identificação dos jogos, brinquedos e brincadeiras praticadas durante o tempo de recreio escolar e nos seus tempos livres. Com os dados recolhidos, procedeu-se à sua análise do conteúdo, para procedermos à sua categorização e classificação, de forma a simplificar a interpretação dos dados adquiridos e atingir os objectivos propostos. Como resultados, obtivemos uma enorme variedade de jogos, brinquedos e brincadeiras, sendo estes aprendidos essencialmente com os amigos, professores e praticados em quer em espaços do recreio escolar, quer nos seus tempos livres, em casa e na rua. Verificámos ainda que em comparação com os seus tempos livres, as crianças, realizam mais algumas actividades lúdicas, sobretudo devido ao facto de possuírem uma boa diversidade de brinquedos e equipamentos para as realizarem.en_US
dc.language.isoporen_US
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectCriançasen_US
dc.subjectJogosen_US
dc.subjectPrática lúdicaen_US
dc.subjectEscolas do ensino básicoen_US
dc.subjectRecreios escolaresen_US
dc.subjectRecreaçãoen_US
dc.titleIdentificação e Análise das Práticas Lúdicas nos Recreios Escolares: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras no 1º Ciclo do Ensino Básico na Freguesia de São Silvestreen_US
dc.typebachelorThesisen_US
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypebachelorThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-0993-3101-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-5898-3965-
Appears in Collections:FCDEF - Vários
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sergio Ramos_2008.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

314
checked on May 8, 2024

Download(s) 20

1,062
checked on May 8, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.