Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/106049
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dc.contributor.advisorMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorMarçal, Pedro Miguel Silva-
dc.date.accessioned2023-03-16T23:00:28Z-
dc.date.available2023-03-16T23:00:28Z-
dc.date.issued2023-02-23-
dc.date.submitted2023-03-16-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/106049-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO processo de envelhecimento geralmente enaltece várias fraquezas, tanto física como mentalmente. Diz-se geralmente que o que a natureza dá, a natureza retira. Com este pensamento presente e querendo retardar o enfraquecimento natural no processo de envelhecimento, as pessoas devem estimular as suas capacidades.Para manter estas capacidades ativas, é essencial continuar a fornecer formas envolventes e desafiantes de realizar atividades, mantendo a mente e o corpo desafiados.Tendo como objetivo aumentar a motivação e manter as pessoas comprometidas com os processos de reabilitação e mentalmente ativos, a Realidade Virtual e os Jogos Sérios são ferramentas úteis para atingir o objetivo desejado. Ao criar um jogo imersivo, é possível transportar a pessoa para um local onde se sinta capaz de realizar exercícios ou tarefas integradas em protocolos de reabilitação e ter sucesso sem se queixar da dor ou da sensação frustrante de não ver progressos num curto espaço de tempo. Para além da componente da reabilitação, a solução desenvolvida foi desenhada para que o utilizador possa desfrutar e sentir-se motivado a voltar a utilizá-la, criando um compromisso para com a reabilitação ao promover uma sensação de entretenimento e felicidade junto do mesmo. Estes tópicos demonstraram-se bastante significativos para processo de recuperação do utilizador.Nos questionários sobre a experiência de utilização, com 8 participantes, foram reportados resultados satisfatórios em todos os parâmetros de avaliação. Especialmente revelou-se que a aplicação era atrativa e estimulante durante a sua utilização.por
dc.description.abstractThe aging process usually enhances several fragilities, both physically and mentally. It is commonly said that what nature gives, nature takes back. With that statement in mind, to retard the natural weakening from the ageing process, people must practice their capabilities.To maintain these capabilities active, it's essential to keep providing engaging and challenging ways of performing activities, keeping the mind and body defied. If a person feels good doing one task it is possible to see him/her willing to repeat that same task and perform it better than previously.Aiming to increase motivation and keep people committed to the rehabilitation processes and mentally active, Virtual Reality (VR) and Serious Games (SGs) are helpful tools to reach the desired goal. By creating an immersive game, it is possible to transport the person to a place where he/she feels capable of performing exercises or tasks integrated into rehabilitation protocols and succeed without complaining about pain or the frustrating feeling of not seeing progress in a short time.Further than the rehabilitation part, the developed solution has been designed for the user to enjoy and feel motivated to return to use it, creating engagement by bringing a sense of entertainment and happiness to the user. These topics have demonstrated to be quite significant in the user recovery process.User experience questionnaires, with 8 participants, reported satisfying results in all scales, specially revealing the application felt attractive and stimulating while using.eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectJogos Sériospor
dc.subjectRealidade Virtualpor
dc.subjectReabilitação Pós-AVCpor
dc.subjectEstimulação Cognitivapor
dc.subjectEnvelhecimento Ativopor
dc.subjectSerious Gameseng
dc.subjectVirtual Realityeng
dc.subjectPost-Stroke Rehabilitationeng
dc.subjectCognitive Stimulationeng
dc.subjectActive Ageingeng
dc.titleSerious Games For An Active Ageingeng
dc.title.alternativeJogos Sérios Para Um Envelhecimento Ativopor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleSerious Games For An Active Ageingeng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid203249992-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarçal, Pedro Miguel Silva::0000-0001-5189-7928-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriPeixoto, Paulo José Monteiro-
uc.degree.elementojuriSilva, Jorge Miguel Sá-
uc.degree.elementojuriMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
uc.contributor.advisorMenezes, Paulo Jorge Carvalho-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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