Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105131
Title: Especialização inteligente e a descoberta empreendedora em Pernambuco: perspectivas dos atores de inovação de confecções e de automotivo-TI
Other Titles: Smart specialisation and the entrepreneurial discovery in Pernambuco: innovation actors’ perspectives in the clothing and automotive-IT
Authors: Pinto, Hugo
D'Emery, Raphael
Nogueira, Carla 
Laranja, Manuel 
Keywords: Estratégias de especialização inteligente; Processo de descoberta empreendedora; Pernambuco; Confecções; Automotivo-TI; Smart Specialisation Strategy; Entrepreneurial Discovery Process; Pernambuco; Clothing/Textiles; Automotive-IT
Issue Date: 3-Sep-2019
Publisher: Universidade Estadual de Campinas
Project: Tender n. 2016CE160AT045 EU-CELAC 
DL57/2016/CP1341/CT0013 
SFRH/BD/117398/2016 
metadata.degois.publication.title: Revista Brasileira de Inovação
metadata.degois.publication.volume: 18
metadata.degois.publication.issue: 2
metadata.degois.publication.location: Campinas
Abstract: As estratégias de especialização inteligente (RIS3) têm-se assumido como um novo paradigma de políticas regionais de inovação na União Europeia. Suas características diferenciadoras operam numa dupla dialética entre um processo planeado top-down e na participação profunda bottom-up dos atores para definir prioridades de investimento por meio de processos de descoberta empreendedora. Este artigo parte da experiência recente de adaptação dos princípios RIS3 ao Brasil, no estado de Pernambuco. São analisados dois setores – confecções e atividades no cruzamento das tecnologias de informação com o setor automotivo (automotivo-TI) – para testar a metodologia RIS3, identificar necessidades e utilização de serviços de inovação e gerar potenciais “atividades transformadoras” para o desenvolvimento dos referidos setores. O artigo mobiliza informação de um questionário e de sessões participativas, para evidenciar semelhanças e diferenças entre ambos os setores e identificar pistas para ideias-parcerias para a promoção da dinâmica inovadora neste estado brasileiro.
Smart specialisation strategies (RIS3) have become a new paradigm for regional innovation policies in the European Union. Its differentiating features operate on a dual dialectic between a top-down planned process and the bottom-up deep stakeholder involvement to prioritize investment through entrepreneurial discovery processes. This article is based on the recent experience of adapting RIS3 principles to Brazil in the State of Pernambuco. The analysis is based in two selected sectors – clothing/textiles and activities in the intersection of information technologies with the automotive sector - to test the RIS3 methodology, identify needs and uses of innovation services and generate potential ‘transformative activities’ for the development of these sectors. The article mobilizes results from a survey and participatory sessions to evidence similarities and differences between both sectors and identify potential clues of ideas-partnerships for the promotion of innovative dynamics in this Brazilian State.
URI: https://hdl.handle.net/10316/105131
ISSN: 2178-2822
1677-2504
DOI: 10.20396/rbi.v18i2.8654323
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

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