Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/105016
Title: Análise da Procura de Produtos de Conveniência: Estudo exploratório do lançamento de produtos “ready-to-eat” pela Novarroz – Produtos Alimentares, S.A.
Other Titles: Analysis of the Demand for Convenience Products - An exploratory study of the introduction of ready-to-eat products by Novarroz – Produtos Alimentares, S.A.
Authors: Moreira, Ana Catarina Valente
Orientador: Garrido, Susana Maria Palavra
Keywords: Procura de Produtos de Conveniência; Produtos “ready-to-eat”; Estratégias de Marketing; Fluxos Logísticos; Análise Financeira; Demand of Convenience Products; Ready-To-Eat Products; Marketing Strategies; Logistics Flows; Finance Analysis
Issue Date: 27-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Análise da Procura de Produtos de Conveniência: Estudo exploratório do lançamento de produtos “ready-to-eat” pela Novarroz – Produtos Alimentares, S.A.
Place of publication or event: Novarroz - Produtos Alimentares, S.A.
Abstract: Este documento reflete o trabalho realizado durante um estágio de 720 horas na empresa Novarroz – Produtos Alimentares, S.A. com vista ao cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Este foi desenvolvido em três áreas principais, nomeadamente no departamento de Marketing, Logística e Financeiro.A Novarroz tem como principal atividade a produção de arroz branco pelo que apresenta uma elevada dificuldade em inovar a sua gama de produtos, dado que o setor do arroz é muito tradicional. Assim, neste relatório encontra-se feita uma pesquisa acerca da nova tendência de produtos alimentares, os produtos “ready-to-eat”, que visam aumentar a conveniência e tornar mais práticos e simples os momentos de refeição.Inicialmente é feita uma abordagem mais teórica recorrendo a artigos científicos publicados, existindo, deste modo, um ponto na Revisão de Literatura acerca do aumento da procura por conveniência, evidenciando qual o público com maior recetividade para estes produtos, quais os desafios que desperta nas organizações e os benefícios e riscos que possui, sendo ainda feita referência ao setor do arroz em particular. Esta mesma Revisão de Literatura foca ainda as áreas core deste estágio, ou seja, marketing, logística e financeira.Todo o trabalho por mim desenvolvido durante o estágio é também descrito neste relatório e algumas conclusões evidenciadas. Uma das importantes conclusões com a realização do meu relatório de estágio é a existência de uma oportunidade de negócio para a Novarroz, consistindo na aposta em produtos “ready-to-eat” com base de arroz cozido, mas com adição de temperos e outros ingredientes que atribuam sabor à receita final.
This document reflects the work performed during an internship of 720 hours in the company Novarroz - Produtos Alimentares, S.A. in order to fulfil the requirements needed to hold a Master's Degree in Management from the Faculty of Economics of the University of Coimbra. This was developed in three main areas, namely in the Marketing, Logistics and Financial departments.Novarroz main activity is the production of white rice, so it has a great difficulty in innovating its product range since the rice sector is very traditional. Therefore, this report is a research about the new food product trend, the ready-to-eat products, which aim to increase convenience and make mealtimes more practical and simple.Initially, a more theoretical approach is made, using published scientific articles. There is a point in the Literature Review about the increase in demand for convenience, showing which public is more receptive to these products, the challenges to organizations and the benefits and risks it has, with reference being made to the rice sector in particular. This same literature review also focuses on the core areas of this internship, i.e. marketing, logistics and finance.All the work I carried out during my internship is also described in this report and some conclusions are highlighted. One of the important conclusions of my internship report is the existence of a business opportunity for Novarroz, consisting of the bet on ready-to-eat products based on cooked rice, but with the addition of seasonings and other ingredients that give flavour to the final recipe.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/105016
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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