Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104978
Title: A fidelização através de programas de sustentabilidade - O caso Planeta Zero
Other Titles: Loyalty through sustainability programs - The Planeta Zero case
Authors: Gil, Inês Moroso
Orientador: Garrido, Susana Maria Palavra
Keywords: sustentabilidade; Planeta Zero; fidelização; EDP; estágio curricular; sustainability; Planeta Zero; loyalty; EDP; curricular internship
Issue Date: 26-Sep-2022
Serial title, monograph or event: A fidelização através de programas de sustentabilidade - O caso Planeta Zero
Place of publication or event: EDP Comercial
Abstract: É hoje evidente que existe uma motivação por parte do tecido empresarial em se tornar mais responsável a nível social e ambiental, seja pela consciencialização das consequências do proliferar das alterações climáticas, ou como resposta a imposições legais. Adicionalmente, o comportamento do consumidor tem sofrido alterações substanciais, verificando-se uma preocupação crescente, por parte destes, com a forma como as empresas incorporam um comportamento mais socialmente responsável e sustentável.Com isto, parte desta mudança de paradigma passa pelo alinhamento das missões e compromissos empresariais com os princípios da sustentabilidade, assim como a adoção de ferramentas que potenciem uma atuação menos nociva ao ambiente, mas que contribuam para o objetivo basilar de atrair e fidelizar consumidores. Neste contexto, surgiu a realização do estágio curricular realizado na EDP Comercial, na área de Customer Experience e Parcerias, mais concretamente, na equipa Planeta Zero. As tarefas desenvolvidas passaram pelo apoio nas atividades ongoing do programa de fidelização Planeta Zero, e na realização de um projeto, cujo objetivo seria a apresentação de propostas de melhoria, com base na identificação de benchmarkings sobre programas de fidelização. Este estudo contribuiu para ambas as partes, tanto para a EDP Comercial, pela partilha de estratégias e insights importantes para a formulação da sua atual e futura atuação no mercado, como para mim, visto ter sido uma oportunidade para aplicar e apurar conhecimentos previamente adquiridos ao longo do meu percurso académico. Esta experiência representou, sem dúvida, uma mais-valia, tando a nível profissional, como pessoal. Verificou-se uma evolução significativa em várias competências, inclusive de soft skills, aspetos essenciais para o futuro enquanto profissional.Por fim, foram cumpridos todos os objetivos estabelecidos no início do estágio, sendo que penso ter cumprido o meu papel e entregue resultados que contribuíram para a dinamização do Planeta Zero e, em geral, da estratégia da EDP.
It is evident today that there is a motivation for companies to become more socially and environmentally responsible, due to the raising awareness of the consequences of the proliferation of climate change, or in response to legal impositions. Additionally, consumer behavior has shown substantial changes, with a growing concern with the way companies incorporate a more socially responsible and sustainable behavior.With this, part of this paradigm shift involves aligning business missions and commitments with the principles of sustainability, as well as adopting tools that lead to a less harmful action to the environment, but that contribute to the fundamental objective of attracting and retaining consumers.In this context, this curricular internship took place at EDP Comercial, in the Customer Experience and Partnerships area, more specifically, in the Planeta Zero team. The tasks carried out included support in the ongoing activities of the loyalty program Planeta Zero, and in the development of a project, with the purpose of presenting improvement proposals, based on the identification of benchmarks on loyalty programs.This study contributed to both parties, for EDP Comercial, by sharing strategies and important insights for the formulation of its current and future performance in the market, and for me, as it was an opportunity to apply and improve knowledge previously acquired throughout my academic journey.This experience was, undoubtedly, a benefit on a professional and personal level. There was a significant evolution in several skills, including soft skills, essential aspects for the future as a professional.Finally, all the objectives established at the beginning of the internship were accomplished, and I believe I have fulfilled my role and delivered results that contributed to the dynamism of Planet Zero and, in general, to the EDP's strategy.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104978
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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