Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104967
Title: Marketing Digital e Redes Sociais
Other Titles: Digital Marketing and Social Media
Authors: Gonçalves, Mariana Marques
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes Matos
Keywords: Marketing Digital; Redes Sociais; Estratégia; Consultoria em Marketing; Social Media Marketing; Digital marketing; Social networks; Strategy; Marketing Consulting; Social Media Marketing.
Issue Date: 19-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Marketing Digital e Redes Sociais
Place of publication or event: Universidade de Couimbra
Abstract: A Internet revolucionou o dia-a-dia das pessoas e, também, gerou mudanças profundas nas relações com as marcas, através do Marketing Digital. Este tipo de Marketing pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações ou igrejas, sendo uma ferramenta importante para aumentar a notoriedade, fortalecer o relacionamento com clientes, criar relação com potenciais clientes e, consequentemente, melhorar os resultados. É importante salientar que, a consultoria em Marketing Digital ajuda a elaborar um plano estratégico de forma mais eficiente, através de sugestões de melhoria das ações já existente, propondo alterações e desenvolvimento de pontos não explorados anteriormente, adequando-os aos objetivos. Ao longo deste trabalho é descrito o estágio curricular realizado na área de Marketing Digital na Outglocal Consulting, Lda, no período de setembro de 2021 a janeiro de 2022, ingressado no Mestrado em Marketing da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A consultora em questão procurava apoio na gestão das redes sociais de clientes, ou seja, o trabalho realizado passou, essencialmente, por tratar do planeamento, produção de conteúdo, interação com o público, monitorização e otimização da estratégia. Foram, então, estes alguns dos processos efetuados ao longo dos quatro meses de estágio, contribuindo para a alavancagem das redes sociais dos clientes. De notar, a importância do social media marketing como uma das estratégias de marketing digital mais eficientes, pois permite encontrar o público de determinada marca nas redes sociais, colocando-a no dia-a-dia das pessoas. Desta forma, a marca torna-se mais conhecida e relevante para o público, aumenta o engajement da sua audiência, atrai potenciais clientes e gera mais conversões. Este estudo vem evidenciar a panóplia de estratégias ligadas ao marketing digital e as características associadas ao social media marketing, revelando a necessidade de diversos conhecimentos e competências para o desenvolvimento deste novo marketing.
The Internet has revolutionised people's daily lives, as well as generated profound changes in relationships with brands, through Digital Marketing. This type of Marketing can be carried out by people, companies, universities, NGOs, associations, or churches, as it is an important tool to increase awareness, strengthen customer relationships, create relationships with potential customers and, consequently, improve results. It should be noted that Digital Marketing consultancy helps develop a more efficient strategic plan, by suggesting improvements in existing actions and proposing changes and the betterment of aspects previously not explored, adapting them to match the objectives. In this paper it is described the Digital Marketing curricular internship that took place at Outglocal Consulting, Lda, from September 2021 to January 2022, whilst enrolled in the marketing master's at the Faculty of Economics of the University of Coimbra. The consultancy agency sought support in managing clients' social networks, that is, the work carried out essentially involved planning, content production, interaction with the public, monitoring and optimization of the strategy. These were some of the processes carried out over the four months of the internship, contributing to the leverage of the clients' social networks. Emphasizing the importance of social media marketing as one of the most efficient digital marketing strategies, allowing to find the audience of a certain brand on social networks, placing it in people's daily lives. By doing this, the brand becomes more recognisable and relevant to the public, the engagement of its audience is increased, attracts potential customers, and generates more conversions. This paper highlights the range of strategies linked to digital marketing and the characteristics associated with social media marketing, demonstrating the need for different knowledge and skills for the development of this new marketing.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Marketing apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104967
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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