Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104952
Title: ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO
Other Titles: SCALE FOR MEASURING JOB SATISFACTION IN A USF: IMPLICATIONS FOR RELATIONAL COORDINATION AND THE PSYCHOLOGICAL CONTRACT
Authors: Alonso, Marta João
Orientador: Oliveira, Teresa Carla Trigo de
Keywords: Coordenação Relacional; Contrato Psicológico; Satisfação Profissional; Satisfação do Utente; USF; Relational Coordination; Psychological Contract; Professional Satisfaction; User Satisfaction; USF
Issue Date: 29-Sep-2022
Serial title, monograph or event: ESCALA DE MEDIDAS DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL NUMA USF: IMPLICAÇÕES PARA COORDENAÇÃO RELACIONAL E CONTRATO PSICOLÓGICO
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente relatório descreve as principais atividades desenvolvidas ao longo de uma experiência curricular, realizada numa USF, decorrida entre fevereiro e junho de 2022. O estágio foi maioritariamente inserido na área de gestão de recursos humanos, qualidade e sistemas de informação.Inicialmente fiz um pequeno enquadramento ao Serviço Nacional de Saúde Português e ao surgimento e evolução das Unidades de Saúde Familiar, de forma a conhecer quando e como foram implementadas, como funcionam, e o conjunto de normas que as dirigem.O relatório avalia a literatura sobre a satisfação dos profissionais de saúde e a satisfação do utente, concluindo que o tema que tem apresentado crescente importância por parte dos profissionais da USF é que a satisfação do profissional de saúde tem que estar cada vez mais emparelhada com a satisfação do utente. Um profissional de saúde satisfeito proporciona uma boa performance na prestação de serviços de saúde. É também avaliada a literatura sobre Coordenação Relacional (CR) e Contrato Psicológico (CP), de forma a entender como cada um destes temas influenciam a satisfação profissional e consequentemente a satisfação do utente. Através da análise do questionário de satisfação profissional aplicado no decorrer do estágio, fundou-se como principal objetivo deste relatório desenvolver uma lista de medidas que devem estar presentes num questionário que pretenda avaliar a satisfação dos profissionais de saúde de uma USF. Incluindo, também, os importantes conceitos de CR e CP. A escala de medidas foi desenvolvida com base em alguma pesquisa e em ferramentas fornecidas pela minha orientadora. Desenvolver um questionário de satisfação profissional no setor da saúde é complexo, pois requer bastante tempo e dedicação. Um questionário aplicado neste contexto tem que abranger uma vasta lista de medidas de forma a perceber de onde provem o descontentamento e insatisfação profissional. A satisfação dos profissionais de saúde está relacionada com os recursos do emprego, com as exigências do emprego, com os recursos pessoais, com os resultados do trabalho, com os profissionais/colegas da USF, com a própria USF, com o coordenador, com a existência de coordenação relacional e o cumprimento do contrato psicológico.A escala de medidas e itens que foi desenvolvida é bastante extensa e exaustiva. Mas só assim se consegue perceber onde é necessário intervir e melhorar de forma a possuir profissionais satisfeitos para assim conseguir prestar um serviço de elevada qualidade que satisfaça todos os utentes.
This report describes the main activities developed during a curricular experience, carried out in a USF, between February and June 2022. The internship was mostly inserted in the areas of human resource management, quality and information systems.Initially I did a short background on the Portuguese National Health Service and on the emergence and evolution of the Family Health Units, in order to know when and how they were implemented, how they work, and the set of norms that guide them.The report evaluates the literature on health professional satisfaction and user satisfaction, concluding that the theme that has presented increasing importance by USF professionals is that health professional satisfaction has to be increasingly paired with user satisfaction. A satisfied health professional provides a good performance in the provision of health services. The literature on Relational Coordination (RC) and Psychological Contract (PC) is also assessed in order to understand how each of these themes influence professional satisfaction and,consequently, user satisfaction.Through the analysis of the questionnaire on job satisfaction applied during the internship, the main objective of this report was to develop a list of measures that should be included in a questionnaire intended to assess the satisfaction of health professionals in a USF. It also included the important concepts of CR and PC. The scale of measures was developed based on some research and tools provided by my supervisor.Developing a questionnaire on job satisfaction in the health sector is complex, as it requires a lot of time and dedication. A questionnaire applied in this context has to cover a wide list of measures in order to understand where job dissatisfaction is coming from. Health professionals' satisfaction is related to job resources, job demands, personal resources, work results, professionals/fellows at the USF, the USF itself, the coordinator, the existence of relational coordination, and the fulfilment of the psychological contract.The scale of measures and items that was developed is quite extensive and exhaustive. However, this is the only way to understand where it is necessary to intervene and improve in order to have satisfied professionals and thus be able to provide a high quality service that satisfies all users.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104952
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

47
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

198
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons