Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104947
Title: Comunicação na USF CelaSaúde: Importância das Plataformas Online na Comunicação com os Utentes
Other Titles: Communication at USF CelaSaúde: The Importance of Online Platforms in Communicating with Users
Authors: Santos, João Miguel da Silva Gaspar
Orientador: Melo, Manuel Paulo Albuquerque
Keywords: USF; Comunicação; Marketing Digital; Website; Redes Sociais; USF; Communication; Digital Marketing; Web site; Social Networks
Issue Date: 30-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Comunicação na USF CelaSaúde: Importância das Plataformas Online na Comunicação com os Utentes
Place of publication or event: USF CelaSaúde
Abstract: O presente relatório é fruto da realização do estágio curricular junto da Unidade de Saúde Familiar (USF) CelaSaúde, localizada na Alameda Dr. Armando Gonçalves em Coimbra, no âmbito do plano curricular do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Este relatório de estágio possui 7 capítulos. Para além da introdução e conclusão, encontra-se dividido em mais 5 partes.A primeira parte consiste numa revisão de literatura, onde se apresenta uma delimitação conceptual do marketing digital, dos atuais modelos de comunicação empresariais, e da relevância destes no setor da saúde. São ainda abordados o conceito de Benchmarking e a forma como este pode ser aplicado.Na segunda parte é feita uma apresentação da entidade de acolhimento, nomeadamente, a caracterização da estrutura organizacional da USF CelaSaúde, da sua missão, valores e do serviço que oferece à comunidade. É ainda feito um enquadramento histórico, sendo descrita a evolução dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal.A terceira parte consiste numa análise do sistema de comunicação em vigor na USF CelaSaúde, nomeadamente, a estrutura e intervenientes no mesmo, canais utilizados, objetivos e métodos de avaliação do sistema de comunicação, relativamente à eficácia dos vários canais. Dá-se ainda uma análise da utilização das redes sociais e do website por parte da instituição, de modo a entender qual a importância destes na comunicação e que melhorias poderão ser implementadas. Na quarta parte é feito um Benchmarking das características do website e redes sociais da USF CelaSaúde e de algumas instituições que ofereçam serviços semelhantes, com o derradeiro objetivo de entender que melhorias poderão ser implementadas nas ferramentas utilizadas pela USF através de uma análise comparativa com instituições pares. Na quinta e última parte é feita a descrição das tarefas desenvolvidas ao longo do estágio, das melhorias alcançadas no funcionamento da USF e é ainda feita uma análise crítica das aprendizagens e competências adquiridas.
This report is the result of the curricular internship at the USF - Unidade de Saúde Familiar (Family Health Unit) - CelaSaúde, located at Alameda Dr. Armando Gonçalves in Coimbra, within the scope of the curricular plan of the Masters in Management of the Faculty of Economics of the University of Coimbra.This internship report has 7 chapters. In addition to the introduction and conclusion, it is divided into 5 more parts. The first part consists of a literature review, which presents a conceptual delimitation of digital marketing, current business communication models, and their relevance in the health sector. The Benchmarking concept and how it can be applied is also discussed.In the second part, a presentation of the host entity is made, namely, the characterization of the organizational structure of USF CelaSaúde, its mission, values and the service it offers to the community. A historical framework is also made, describing the evolution of Primary Health Care in Portugal.The third part consists of an analysis of the communication system in place at USF CelaSaúde, namely its structure and stakeholders, channels used, objectives and evaluation methods of the communication system, regarding the effectiveness of the various channels. There is also an analysis of the use of social networks and the website by the institution, in order to understand their importance in communication and what improvements can be implemented.In the fourth part, a Benchmarking of the characteristics of the website and social networks of the USF CelaSaúde and of some institutions that offer similar services is carried out, with the ultimate objective of understanding what improvements can be implemented in the tools used by the USF through a comparative analysis with peer institutions.In the fifth and final part, the tasks developed during the internship are described, as well as the improvements achieved in the functioning of the USF and a critical analysis of the knowledge and skills acquired.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104947
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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