Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104919
Title: As Perceções de Líderes Formais de Enfermagem acerca da Prática Baseada na Evidência
Other Titles: The Perceptions of Formal Nursing Leaders about Evidence-based Practice
Authors: Santos, Diana Gabriela Simões Marques dos
Orientador: Amaral, António Fernando Salgueiro
CARDOSO, DANIELA FILIPA BATISTA
Keywords: Prática Clínica Baseada em Evidências; Liderança; Gestor de Saúde; Evidence-Based Practice; Leadership; Health Manager
Issue Date: 25-Oct-2022
Serial title, monograph or event: As Perceções de Líderes Formais de Enfermagem acerca da Prática Baseada na Evidência
Place of publication or event: Coimbra, Portugal
Abstract: Introdução: A Prática Baseada na Evidência (PBE) é um elemento do processo de tomada de decisão que considera a melhor evidência, o juízo crítico do profissional, as preferências da pessoa cuidada e o contexto de prestação de cuidados. A liderança formal é determinante para implementar e sustentar a PBE. No entanto, para os líderes formais de enfermagem, a implementação da PBE e sua sustentabilidade é, ainda, um desafio, pelo que é relevante conhecer as suas perceções.Objetivo: Conhecer as perceções de líderes formais de enfermagem sobre a PBE e as ações que empreendem para a implementar e sustentar, em instituições de cuidados de saúde portuguesas.Materiais e métodos: Estudo qualitativo descritivo exploratório, com amostra por conveniência com líderes formais de enfermagem de três instituições de cuidados de saúde portuguesas. O tamanho da amostra foi determinado com base no princípio da saturação dos dados. A colheita de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. Para o processo de análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo proposta por Bardin (2020) e ao software MAXQDA Analytic Pro 2022.Resultados: Os líderes descreveram o Conceito de PBE com um a dois componentes, demonstraram conhecimento sobre o Impacto da PBE nos Resultados em Saúde e relataram também a sua Autoperceção sobre a Necessidade de Conhecimento e sobre o Investimento Formativo. A Divulgação e Disponibilização de Recursos, a Reflexão sobre a Prática Clínica, o Envolvimento dos Enfermeiros em Grupos de Trabalho de Apoio à Tomada de Decisão, a Monitorização e Divulgação dos Resultados do Impacto da PBE, a Divulgação e Implementação dos Projetos dos Enfermeiros, a Ligação entre a Academia e a Clínica, as Reuniões de Apoio à Tomada de Decisão Partilhada e a Rotatividade dos Enfermeiros foram as Estratégias mencionadas pelos líderes formais. As Barreiras à implementação da PBE descritas foram a Escassez e Gestão de Recursos Ineficiente, a Cultura organizacional, o Afastamento entre a Academia e a Clínica, a Desmotivação e a Resistência à Mudança. Os Facilitadores foram a Existência e Gestão de Recursos Eficiente, a Cultura Organizacional, a Ligação da Academia à Clínica, a Motivação e Comprometimento, a Liderança, a Organização que Regula o Exercício da Profissão e as Reuniões Multidisciplinares. Os recursos referidos foram o tempo, os recursos humanos, o conhecimento, os recursos materiais e digitais e os peritos. Os líderes formais relataram a adoção de Comportamentos Facilitadores e Motivacionais, e caraterizaram o seu papel com as Habilidades e Expertise, a Consideração pelos Seguidores e os Valores.Conclusão: O Conceito de PBE foi evidentemente associado à Utilização do Conhecimento Científico. Os líderes apresentam conhecimento sobre o Impacto da PBE nos Resultados em Saúde, contudo, têm dificuldades em relatar a sua autoperceção sobre o conhecimento específico sobre PBE. Os líderes adotam estratégias de implementação da PBE e mencionam barreiras e facilitadores que encontram, bem como os recursos utilizados. Sugere-se que sejam desenvolvidos e implementados programas educativos e projetos institucionais que apoiem a implementação e sustentabilidade da PBE. Estudos primários neste âmbito deverão continuar a ser desenvolvidos em Portugal.
Introduction: Evidence-Based Practice (EBP) is an element of the decision-making process that considers the best evidence, the critical judgment of the healthcare worker, the preferences of the person cared for and the context of care. Formal leadership is determinant to implementing and sustaining EBP. However, for formal nursing leaders, the implementation of EBP and its sustainability is still a challenge, so it is relevant to know their perceptions.Objective: To know the perceptions of formal nursing leaders about EBP and the actions they undertake to implement and sustain it, in Portuguese healthcare institutions.Materials and Methods: Qualitative exploratory descriptive study, with convenience sample of formal nursing leaders from three Portuguese healthcare institutions. The sample size was determined based on the principle of data saturation. The data were collected through semi-structured interviews. For the data analysis process, a content analysis proposed by Bardin (2020) and the MAXQDA Analytic Pro 2022 software were used.Results: The leaders described the Concept of EBP with one to two elements, demonstrated knowledge about the Impact of EBP on Health Outcomes, and also reported on their Self-Perception about the Need for Knowledge and about the Formative Investment. The Dissemination and Availability of Resources, the Reflection about Clinical Practice, the Involvement of Nurses in Decision-Making Support Working Groups, the Monitoring and Dissemination of EBP Impact, the Dissemination and Implementation of Nurses' Projects, the Link between the Academy and the Clinic, the Support Meetings for Shared Decision Making, and the Rotation of Nurses were the Strategies mentioned by the formal leaders. The Barriers to the implementation of EBP described were the Scarcity and Inefficient Resource Management, the Organizational Culture, the Distance between the Academy and the Clinic, the Demotivation, and the Resistance to Change. The Facilitators were the Existence and Efficient Resource Management, the Organizational Culture, the Link the Academy to the Clinic, the Motivation and Commitment, the Leadership, the Organization that Regulates the Exercise of the Profession, and the Multidisciplinary Meetings. The necessary resources mentioned were time, human resources, knowledge, material and digital resources, and experts. Formal leaders reported the adoption of Facilitating and Motivational Behaviors, and characterized their role as Skills and Expertise, Consideration for Followers, and Values.Conclusion: The concept of EBP was evidently associated with the use of scientific knowledge. The leaders have knowledge about the impact of EBP on health outcomes, however, they have difficulty reporting their self-perception of knowledge about EBP. The leaders adopt strategies for implementing EBP and mention barriers and facilitators that they encounter, as well as resources used. It is suggested the development and implementation of educational programs and institutional projects in order to support the implementation and sustainability of EBP. It is suggested the development and implementation of educational programs and institutional projects in order to support the implementation and sustainability of EBP. Primary studies in this area should continue to be developed in Portugal.
Description: Dissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104919
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Diana Santos.pdf3.39 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

108
checked on May 7, 2024

Download(s)

76
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons