Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104915
Title: O papel do contabilista externo no apoio às PMES na era digital
Other Titles: The role of the external accountant in supporting PMES in the digital era
Authors: Gomes, Ana Paula Sampaio
Orientador: Cruz, Isabel Maria Correia
Keywords: Tecnologia; Profissionais de contabilidade; Empresários; Contabilidade Financeira; Contabilidade Analítica; Contabilidade de Gestão; Technology; Accounting Professionals; Businessmen; Financial Accounting; Cost Accounting; Management Accounting
Issue Date: 23-Sep-2022
Serial title, monograph or event: O papel do contabilista externo no apoio às PMES na era digital
Place of publication or event: CNCC - Consulting, Lda.
Abstract: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio realizado teve lugar na empresa CNCC – Consulting, Lda., na área da Contabilidade e Fiscalidade.Ao longo do estágio foi possível observar que, devido aos avanços tecnológicos e ao aumento da concorrência, os profissionais de contabilidade necessitam de melhorar ou reinventar novos processos e funções com vista a apoiar as empresas a tomarem as melhores decisões, aumentando a relevância do seu papel de modo a serem mais imprescindíveis. Deste modo, deverão desempenhar as suas tarefas não só tendo por base a Contabilidade Financeira mas também a Contabilidade Analítica e de Gestão e a par disso, retirarem o melhor proveito da tecnologia, vendo-a como um facilitador e não como uma barreira.Com o objetivo de explorar os possíveis novos serviços que poderão ser desempenhados pelos profissionais de contabilidade de modo a satisfazerem as necessidades dos seus clientes e assim despertarem a valorização da profissão, foi feita uma revisão de literatura sobre o tema e aplicado um questionário a contabilistas prestadores de serviços e clientes desta atividade.A perceção dos profissionais de contabilidade e dos clientes de serviços de contabilidade sobre o futuro da profissão de contabilista, com base num inquérito por questionário, revela uma consciencialização relativamente à necessidade de aperfeiçoamento dos seus processos e de novos serviços a serem desempenhados. Deste modo, os profissionais de contabilidade e os clientes consideraram como serviços mais importantes a explicação detalhada da informação financeira disponibilizada, o desempenho de funções analíticas e de consultoria e o aconselhamento das melhores estratégias a tomar para a criação de valor. Importa salientar que o papel que o contabilista externo desempenha poderá ser melhorado se houver uma comunicação transparente e atempada para com os seus clientes.
This report was prepared as part of the Master in Management of the Faculty of Economics, University of Coimbra. The internship took place in the company CNCC - Consulting, Lda., in the area of Accounting and Taxation.Throughout the internship it was possible to observe that, due to technological advances and increased competition, accounting professionals need to improve or reinvent new processes and functions in order to support companies in making the best decisions, increasing the relevance of their role so as to be more indispensable. Thus, they should perform their tasks not only based on Financial Accounting but also on Management and Cost Accounting, and at the same time, make the best use of technology, seeing it as an enabler rather than a barrier.In order to explore the possible new services that can be performed by accounting professionals in order to meet the needs of their clients and thus raise the value of the profession, a literature review was conducted on the subject and a questionnaire was applied to accounting service providers and clients of this activity.The perception of accounting professionals and accounting service clients about the future of the accounting profession, based on a questionnaire survey, reveals an awareness of the need for improvement of their processes and new services to be performed. Thus, accounting professionals and clients considered as most important services the detailed explanation of the financial information provided, the performance of analytical and consulting functions, and advice on the best strategies to be taken for value creation. It is important to note that the role that the external accountant plays can be enhanced if there is transparent and timely communication with their clients.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104915
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

54
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

91
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons