Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104903
Title: Social Media Marketing: As redes sociais como instrumento de comunicação para as empresas.
Other Titles: Social Media Marketing: Social networks as a communication tool for companies.
Authors: Almeida, Inês Catarina Ameal de
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Keywords: Marketing Digital; Marketing de redes sociais; Redes Sociais; Marketing 4.0; Plano de Comunicação; Digital Marketing; Social Media Marketing; Social Networks; Marketing 4.0; Communication Plan
Issue Date: 27-Jul-2022
Serial title, monograph or event: Social Media Marketing: As redes sociais como instrumento de comunicação para as empresas.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Atualmente as empresas encontram-se inseridas num meio envolvente caracterizado por instabilidade e competitividade, resultado das rápidas e constantes mudanças tecnológicas decorrentes do aparecimento da World Wide Web e da Web 1.0, o que desencadeou a entrada na era digital. Os meios digitais surgiram assim como facilitadores da comunicação, primeiramente eram essencialmente utilizados por empresas e canais jornalísticos, mas o surgimento da Web 2.0, trouxe a migração do usuário comum para dentro do mundo virtual. As Redes Sociais surgem como os sites que foram construídos sobre os fundamentos da Web 2.0 e que, ao longo da última década, têm tido um impacto global gigantesco e revolucionário, unindo utilizadores de todo o mundo.O Marketing, sendo uma realidade imprescindível para as empresas, teve de ser inevitavelmente adaptado ao meio digital, surgindo o Marketing Digital. As organizações começaram assim a tirar partido destas novas ferramentas digitais para comunicar com os seus consumidores de forma instantânea, interativa e de baixo custo. Apesar das variadas estratégias de aplicação deste tipo de marketing, o principal foco deste relatório centrou-se na sua aplicabilidade ao universo das redes sociais, já que a sua popularidade faz do Social Media Marketing uma ferramenta valiosa. Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e é referente ao estágio curricular realizado na área de Marketing entre 7 de fevereiro de 2022 e 13 de junho de 2022, na empresa Paul Stricker, S.A. O estágio focou-se maioritariamente nas estratégias de comunicação digital da empresa, e a gestão das redes sociais foi a principal atividade desenvolvida. Assim, o foco deste relatório centra-se na análise do modo como as redes sociais vieram impactar a comunicação das empresas e quais devem ser as estratégias a ter em consideração pelas mesmas, quando definem o seu plano de comunicação online.
Nowadays, the corporate environment is characterized by high levels of instability and competitiveness, the main cause lays in the rapid and constant technological changes resulting from the emergence of the World Wide Web and Web 1.0, which triggered the entry into the digital era. Digital media emerged as facilitators of communication, first, they were essentially used by companies and journalistic channels, but the rise of Web 2.0 caused the entrance of the common user into the virtual world. Social Networks are the websites that were built on the foundations of Web 2.0 and that, over the last decade, have had a gigantic and revolutionary global impact, uniting users from all over the world.Marketing, being an essential tool for companies, had to be inevitably adapted to the digital universe, resulting in Digital Marketing. Organizations thus began to take advantage of these new digital tools to communicate with their consumers in an instant, interactive and low-cost way. Despite the various strategies of this type of marketing, the focus of this report was on its applicability to the world of social networks, since its popularity makes Social Media Marketing a valuable resource. However, despite having numerous advantages, there are also several risks associated with its use, so it is important that companies carefully select the appropriate strategy to apply in their online communication plans.This report was developed within the scope of the Master’s in Management by the Faculty of Economics of the University of Coimbra, and refers to the curricular internship carried out in the Marketing area between February 7, 2022, and June 13, 2022, at the company Paul Stricker, S.A. The internship focused mainly on the company's digital communication strategies, and the management of social networks was the main activity developed. Thus, the focus of this report is the analysis of how social networks have impacted the communication of companies and what strategies should be considered by them when defining their online communication plan.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104903
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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