Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104894
Title: Da morte à vida: a moda sustentável é capaz de responder aos impactos socioambientais da indústria?
Other Titles: From death to life: is sustainable fashion able to respond the social environmental impacts of the industry?
Authors: Gragnani, Maria Eduarda de Matos
Orientador: Fernandes, Lúcia de Oliveira
Keywords: História da moda; Sustentabilidade; Impactos socioambientais da indústria da moda; Moda sustentável; Moda; Fashion; History of fashion; Sustainability; Fashion industry social envorionmental impacts; Sustainable fashion
Issue Date: 11-Oct-2022
Serial title, monograph or event: Da morte à vida: a moda sustentável é capaz de responder aos impactos socioambientais da indústria?
Place of publication or event: Portugal/Brasil
Abstract: Esta dissertação discorre sobre a emergência do fenômeno da Moda sustentável no limiar do século XXI, levando em consideração contextos, práticas e controvérsias em torno do tema. Em todo seu percurso plurissecular, a Moda passou por diferentes fases em sua estruturação, até que chegasse ao modelo como conhecido na contemporaneidade, com ciclos cada vez mais acelerados. Em vista disso, a indústria da Moda é considerada uma das maiores propulsoras de problemáticas socioambientais, fato que corroborou para a ascensão do fenômeno da Moda sustentável. O conceito de sustentabilidade, no entanto, engendra hoje disputas entre os movimentos e atores políticos que contestam o sistema capitalista neoliberal e a visão hegemônica, consolidada nas conferências ambientais dos últimos quarenta anos, de que é possível ser sustentável dentro do mesmo paradigma econômico de crescimento ilimitado.Portanto, esta investigação parte do interesse de compreender as contradições e desafios que estão postos em torno da construção de novas formas de produzir, consumir e se relacionar com a moda. Começo por discorrer sobre os significados da moda ao longo dos séculos, sua relação com os contextos sociopolíticos e sua configuração como um espaço simbólico importante de articulação da modernidade e suas temporalidades. Em seguida, explico o ciclo da moda na contemporaneidade, em todas as suas etapas, desde a produção do fio até o descarte, passando então a expor as problemáticas socioambientais geradas nesse processo, bem como a distribuição dos impactos conforme as lógicas vigentes no sistema neoliberal globalizado. Por fim, situo a origem da moda sustentável num movimento mais amplo de crítica ambiental ao sistema capitalista, aponto as contradições geradas pela incorporação e consequente despolitização dessa crítica pelo mercado, e por fim, procuro entender as alternativas práticas à incorporação.A investigação teve o caráter qualitativo e exploratório e combinou a análise da literatura especializada, relatórios atuais sobre o tema, bem como entrevistas semi-estruturadas com ativistas brasileiras que atuam com a Moda sustentável em seu país. Ao colocar em diálogo as diferentes fontes, tracei hipóteses para compreender o que a moda sustentável é e o que pode ser, pela perspectiva de quem atua na construção de seus significados e potencialidades, a partir de uma posição contra-hegemônica, na qual também me situo, na condição de investigadora e militante.
This dissertation discusses the emergence of the phenomenon of sustainable fashion in the threshold of the 21st century, taking into account contexts, practices, and controversies regarding the theme. Throughout its centuries-long course, Fashion has gone through different phases in its structuring, until it reached the model we know it today, with increasingly accelerated cycles. Because of this, the fashion industry is considered one of the biggest drivers of socio-environmental issues, a fact that has corroborated the rise of the sustainable fashion phenomenon. However, the concept of sustainability today brings disputes between movements and political actors which challenge the neoliberal capitalist system and the hegemonic vision. This dispute has been consolidated in the environmental conferences in the last forty years, that it is possible to be sustainable within the same economic paradigm of unlimited growth.Therefore, this research starts from the interest in understanding the contradictions and challenges which are set amid the construction of new ways of producing, consuming, and relating to fashion. I begin by discussing the meanings of fashion over the centuries, its relationship with sociopolitical contexts, and its configuration as an important symbolic space of articulation of modernity and its temporalities. Afterward, I situate the origin of sustainable fashion in a broader movement of environmental criticism of the capitalist system, I point out the contradictions generated by the incorporation and consequent depoliticization of this criticism by the market, and, finally, I try to understand the practical alternatives to the incorporation.The research had a qualitative and exploratory character and combined the analysis of specialized literature, current reports on the subject, as well as semi-structured interviews with Brazilian activists who work with sustainable fashion in their country. By making a dialogue between the different sources, I outlined hypotheses to understand what sustainable fashion is and what it can be, from the perspective of those who act in the construction of its meanings and potentialities, from a counter-hegemonic position, in which I also place myself, in the condition of researcher and activist.Keywords: Fashion; History of fashion; Sustainability; Fashion industry socialenvorionmental impacts; Sustainable fashion;
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104894
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação EduardaCorrigida27out.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

148
checked on May 28, 2024

Download(s)

188
checked on May 28, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons