Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104846
Title: Um Processo de Projeto, de Dresden a Coimbra: Centro de Documentação NSU
Other Titles: A Process of Design, from Dresden to Coimbra: Documentation Center NSU
Authors: Mora, Helena Cristina Cortiço Garcia
Orientador: Almeida, Joaquim Carlos Pinto de
Keywords: Projeto; Processo; Métodos; Coimbra; Dresden; Design; Process; Methods; Coimbra; Dresden
Issue Date: 14-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Um Processo de Projeto, de Dresden a Coimbra: Centro de Documentação NSU
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura da FCTUC
Abstract: A presente dissertação visa descrever o processo de conceção de um Centro de Documentação, localizado em Zwickau, Alemanha, através da narrativa factual dos métodos aplicados, cujos resultados se cristalizaram num projeto final.O Centro de Documentação desenvolveu-se em duas fases distintas. A primeira, decorrida na Universidade Técnica de Dresden no ano letivo de 2020/2021 e em contexto de mobilidade Erasmus, correspondeu ao início do projeto lançado na unidade curricular Öffentlische Bauten lecionada pelo Atelier Müller Reimann Architekten e sob a orientação do Professor Assistente Andreas Fuchs. A segunda, decorrida na Universidade de Coimbra no ano letivo de 2021/2022, correspondeu a uma revisão e continuidade do projeto iniciado em Dresden, integrado na unidade curricular Atelier de Projeto II B do Mestrado Integrado em Arquitetura, lecionado por, e sob a orientação, do Professor Doutor Joaquim Carlos Pinto de Almeida. A dissertação estrutura-se em duas partes. A primeira, onde se encontra compreendida toda a narrativa do processo, divide-se em três momentos principais de ação: exercícios preliminares ao projeto, o processo do projeto em Dresden e o processo do projeto em Coimbra. A segunda parte consiste na descrição do projeto propriamente dito enquanto resultado dos métodos aplicados anteriormente referidos. Pretende-se efetuar uma reflexão crítica sobre a influência dos vários métodos e posturas no processo projetual e sobre o próprio projeto enquanto método de produção de conhecimento em Arquitetura.
This dissertation aims to describe the design process of a Documentation Centre, located in Zwickau, Germany, through a factual narrative of the applied methods, whose results crystallized into a final project.The Documentation Centre was developed in two distinct phases. The first, which took place at the Technical University of Dresden in the academic year 2020/2021 and in the context of an Erasmus mobility, corresponded to the beginning of the project launched in the curricular unit Öffentlische Bauten taught by Atelier Müller Reimann Architekten and under the guidance of Assistant Professor Andreas Fuchs. The second, which took place at the University of Coimbra in the academic year 2021/2022, corresponded to a revision and continuation of the project started in Dresden, integrated in the course unit Atelier de Projeto II B of the Integrated Master in Architecture, taught by, and under the supervision of, Professor Joaquim Carlos Pinto de Almeida.The dissertation is structured in two parts. The first, where the whole narrative of the process is described, is divided into three main moments of action: preliminary exercises to the project, the design process in Dresden and the desigprocess in Coimbra. The second part is the description of the project itself as a result of the previously mentioned applied methods. The aim is to make a critical reflection on the influence of the various methods and postures in the process of design and on the project itself as a method of knowledge production in Architecture.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104846
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat
Dissertação_Helena Mora.pdf111.42 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

89
checked on Jun 19, 2024

Download(s)

21
checked on Jun 19, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons