Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/104787
Title: Perceção Racional do Espaço - Uma Interpretação Crítica ao processo de pensamento arquitetónico no contexto social e educativo
Other Titles: Rational Perception of Space - A Critical Interpretation of the architectural thought process in the social and educational context
Authors: Lopes, Guilherme Monteiro de Paiva
Orientador: Almeida, Joaquim Carlos Pinto de
Keywords: Perceção; Forma; Espaço; Psicologia; Criança; Perception; Form; Space; Psychology; Child
Issue Date: 27-Sep-2022
Serial title, monograph or event: Perceção Racional do Espaço - Uma Interpretação Crítica ao processo de pensamento arquitetónico no contexto social e educativo
Place of publication or event: Universidade de Coimbra
Abstract: Uma vez encontrados num local, são produzidas substâncias que involuntariamente alteram o comportamento e o estado de espírito de cada indivíduo. Cada vez mais estudos comprovam que a forma proporcionada pela arquitetura é um dos elementos fundamentais para proporcionar espaços produtivos e beneficiários às atividades diárias que realizamos. O objetivo deste trabalho será, assim, utilizar o tema de Atelier de Projeto IB, «Construir o Limite», e conseguir desenvolver, a diversas escalas, espaços que proporcionem uma arquitetura produtiva e inovadora através do desenho de um espaço urbano e de um equipamento público que se insere no contexto social e educativo. O trabalho divide-se, então, em duas fases – primeiro, o desenho de um espaço urbano e, em segundo, o desenho de um equipamento público. Não obstante ambas terem sido pensadas com o mesmo nível de rigor, houve mais foco no exercício abordado na segunda fase, uma vez que esta permitiu uma maior liberdade individual de explorar os temas teóricos adjacentes. O objetivo do exercício trabalhado a uma escala urbana passa por entender os conceitos de cidade e como funciona a sua expansão, de maneira coerente, ao mesmo tempo que se entende a sua forma e os seus limites. Está em causa um espaço que está delimitado por planos envolventes, com caraterísticas distintas, e que apresenta uma grande oportunidade de explorar o desenho da forma da cidade e o modo como esta influencia o espaço vivenciado no quotidiano.No exercício a uma escala a nível do edifício, o trabalho foca-se num equipamento público, onde o objetivo se depara com o desafio de criar um espaço que estude os elementos arquitetónicos e as suas propriedades, entendendo como a forma da arquitetura se pode afirmar perante as atividades diárias. O programa proposto permite explorar este tema a partir do sujeito mais sensível, a criança. A análise de pedagogias, estudos sobre psicologia infantil e neurociência vão permitir um estudo mais detalhado para perceber o papel da arquitetura neste campo. As sensações – visão, audição, tato – assumem, neste contexto, um papel principal que irão dar protagonismo a temas referentes à composição dos elementos arquitetónicos.
Once found in a place, substances are produced that involuntarily change the behavior and state of mind of each individual. More and more studies prove that the form provided by architecture is one of the fundamental elements to provide productive and beneficial spaces for the daily activities we carry out. The objective of this work is, therefore, to use the theme of Atelier de Projeto IB, «Building the Limit», and to be able to develop, at different scales, spaces that provide a productive and innovative architecture through the design of an urban space and a public facility that is inserted in the social and educational context. The work is then divided into two phases – first, the design of an urban space and, second, the design of a public facility. Despite both having been designed with the same level of detail, there was more focus on the exercise addressed in the second phase, since this allowed greater individual freedom to explore the adjacent theoretical themes. The objective of the exercise worked on an urban scale is to understand the concepts of the city and how its expansion works, in a coherent way, while understanding its shape and its limits. The local is a space that is delimited by surrounding plans, with distinct characteristics, and which presents a great opportunity to explore the design of the shape of the city and the way in which it influences the space experienced in everyday life. In the second part of the work, the focus is a public facility, where the objective is faced with the challenge of creating a space that studies architectural elements and their properties, understanding how the form of architecture can assert itself in the face of daily activities. The proposed program allows exploring this theme from the most sensitive subject, the child. The analysis of pedagogies, studies on child psychology and neuroscience will allow a more detailed study to understand the role of architecture in this field. Sensations – vision, hearing, touch – assume, in this context, a main role that will give prominence to themes referring to the composition of architectural elements.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/104787
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação de Tese Guilherme Lopes.pdf31.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

34
checked on May 7, 2024

Download(s)

37
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons